Biometria facial agiliza processos no mercado imobiliário

Segundo a FullFace, são vários os usos possíveis, não apenas para segurança, mas para melhorar a experiência do cliente.

26 de julho de 2019Mercado Imobiliário

O uso de sistemas de reconhecimento facial está chegando aos poucos a companhias dos mais diversos segmentos do mercado imobiliário, caso da rede hoteleira GJP Hotels & Resorts – que implantou no mês de junho totens de autoatendimento que realizam o check-in e o check-out por meio da tecnologia – e do varejista Grupo Pão de Açúcar – que anunciou, em 1 de julho, planos para uma operação similar. 

"O mercado imobiliário tem muitas oportunidades [para implantação de sistemas de biometria facial], não apenas no ramo da segurança, mas tornando os processos muito mais dinâmicos e ágeis, o que melhora a experiência do cliente, por exemplo", afirma Renata Elmec, responsável pelo Desenvolvimento Comercial da FullFace.

A FullFace, reconhecida no mercado por sua parceria com Gol Linhas Aéreas, é uma startup dedicada a esse segmento de mercado. Por meio da estrutura óssea, a tecnologia desenvolvida pela companhia permite a identificação pessoal, descartando qualquer ponto superficial da face, como acessórios ou alterações, o que garante acuracidade no processo.

"Outro diferencial é que não armazenamos nenhuma imagem no banco de dados. Transformamos toda a face capturada em uma série numérica, o que dá muito mais segurança e privacidade", complementa Renata Elmec

Os detalhes da aplicação foram apresentados aos participantes do GRI Shopping & Retail 2019, conferência que reuniu as lideranças dessa indústria no último mês. Outros exemplos de usos possíveis dessa tecnologia são os registros e o acompanhamento (de frequentadores e visitantes) em condomínios corporativos ou residenciais. 

<span class=Renata Elmec (FullFace) / Foto: GRI Club/ Flavio Guarnieri" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Renata_Elmec_2019_7_22_14_19_36_1563805176.jpg" style="height:70%; width:70%" title="Renata Elmec (FullFace) / Foto: GRI Club/ Flavio Guarnieri" />
Renata Elmec (FullFace) / Foto: GRI Club/ Flavio Guarnieri

Expansão em andamento

Sobre o potencial de negócios possibilitados pela biometria facial no setor imobiliário, a executiva vê grandes possibilidades nos mais diversos segmentos. "Estamos conversando com alguns shoppings, em fase de testes e validação da ferramenta", revela. 

Sem antecipar o direcionamento do uso do sistema, ela contou apenas que o projeto deve ser lançado ainda no segundo semestre deste ano. "Num primeiro momento, será realizado em São Paulo. Depois, o modelo será expandido a todo o Brasil. É algo que irá revolucionar o modo como os shoppings entendem o consumidor", declara. 

De fato, a novidade já está disponível em segmentos como o hoteleiro. Em junho, a GJP Hotels & Resorts anunciou o uso da aplicação no Prodigy Santos Dumont, maior hotel da rede, localizado junto ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Segundo divulgação no momento do lançamento, o local foi escolhido como base do projeto pelo alto fluxo de hóspedes ao longo da semana.

"Notamos um aumento de aderência entre 10% e 15% de check-in via totem. Nossa meta é aumentar ao longo dos próximos dois meses, chegando a 50% de adesão dos hóspedes", declara Matheus Garcia, CIO da GJP, sobre os primeiros resultados da iniciativa. 

Para ele, por se tratar de um projeto inovador, os clientes ainda estão de adaptando. A companhia confirma a implementação da novidade em outras unidades de sua rede. "A próxima será o hotel Linx Confins, no aeroporto de Confins (MG). Ainda não temos data, mas provavelmente será ainda este ano", diz o executivo. 

Em 1 de julho, o GPA anunciou a implementação de novas tecnologias, a partir de uma parceria com a Microsoft, com o objetivo de dar continuidade e acelerar o processo de transformação digital do grupo. 

"O projeto prevê análise, definição e implementação de novas tecnologias para o aprimoramento da experiência de compra dos clientes dos hipermercados, supermercados, lojas de vizinhança e e-commerce alimentar do GPA. Por meio de uma plataforma de dados centralizada, a parceria visa trabalhar o conceito de clientes e lojas conectados, com o desenvolvimento e aplicação de iniciativas digitais que têm o intuito de dar um passo a mais na relação entre os consumidores e os ambientes onde realizam suas compras", diz a companhia em nota oficial. 

Uma das inovações do plano é justamente o reconhecimento facial, com o intuito de otimizar o tempo do cliente. "O reconhecimento facial já fará a leitura de todas as informações disponibilizadas, como CPF e perguntas normalmente realizadas no momento em que se inicia o processo de pagamento", continua o comunicado.

A loja modelo, da marca Minuto Pão de Açúcar – uma das bandeiras de mercados de vizinhança do GPA –, será aberta até o fim do ano. 
 

Brazil GRI 2019

Brazil GRI 2019

Nos dias 12 e 13 de novembro, players do setor imobiliário analisam avanços tecnológicos e outros temas fundamentais para o desenvolvimento dessa indústria na 10ª edição do Brazil GRI, que ocorre no Grand Hyatt Hotel São Paulo. 


O evento reunirá os principais tomadores de decisão do ramo imobiliário, incluindo gestores de fundos de investimento imobiliário (FIIs), desenvolvedores, investidores, operadores, bancos e securitizadoras, em um ambiente propício para networking. Serão realizadas cerca de 30 salas de discussões sobre os segmentos residencial, de escritórios, loteamentos, hotéis, industrial & logística e shopping & varejo. Veja a programação e como participar.