Murilo Gun compartilha estratégias para soluções criativas

Para Gun, entender claramente o problema e combinar conhecimento especializado e genérico são atitudes fundamentais.

26 de abril de 2019Mercado Imobiliário

Entender claramente o problema a ser resolvido e contar com repertório de conhecimentos tanto especializados quanto genéricos são o caminho para se chegar a soluções criativas, defende Murilo Gun, palestrante e comediante egresso da renomada Singularity University, no Vale do Silício. Ele fez uma apresentação na última quinta-feira (25 de abril) durante o GRI Unique Dinner - L'Opera Creativa, em São Paulo.

Gun compartilhou com o público do jantar, de forma bem humorada, sua visão sobre a criatividade, estimulando novos insights e sua maior aplicação no dia a dia dos negócios. "Inovador é um adjetivo 'PJ' [pessoa jurídica]; já criativo, uma qualidade 'PF' [pessoa física]. Uma organização inovadora é composta – em grande parte ou de preferência em 100% – por seres humanos criativos", conceituou.

Inputs x outputs

De forma simples, ele retratou o processo criativo como resultado de inputs (o repertório que cada indivíduo acumula) que levam a outputs diretamente correspondentes. "A criatividade surge do repertório diversificado. É improvável que alguém que tenha os mesmos inputs faça outputs diferentes", ponderou.

Para tanto, além de conhecimento 'vertical', especializado, torna-se fundamental adquirir constantemente também know-how 'horizontal', genérico, sobre assuntos variados, estimulando a curiosidade. Está aí a chave para novas combinações que levem a soluções criativas – além de, simultaneamente, compreender bem cada problema a ser tratado.

O humorista defende que os seres humanos nascem naturalmente dotados de criatividade e, ao longo da vida, acabam sendo tolhidos nesse sentido, criando bloqueios. Para reaprender essa característica, ele propõe que, além da adição de maior curiosidade à especialização, as pessoas não se contentem com a primeira resposta 'certa' que surgir (pressupondo que há várias respostas possíveis) e que enfrentem o medo do novo. "O risco de fazer sempre do mesmo jeito é maior do que tentar fazer diferente", disse.

GRI Unique

GRI Unique é uma nova divisão do GRI Group, voltada a oferecer a um público seleto, de executivos C-level dos setores imobiliário e de infraestrutura – membros do GRI Club e convidados –, experiências diferenciadas, imersivas e descontraídas, desenhadas para proporcionar networking, ganhos de know-how e reflexão sobre temas ao mesmo tempo 'fora da caixa' e fundamentais para o dia a dia dos negócios.

A agenda do GRI Unique prevê diversos outros eventos ao longo de 2019, cada um deles focado numa temática específica e voltado a proporcionar uma combinação equilibrada e produtiva de relacionamento e experiência. Estão programados jantares, almoços, vivências e ainda uma premiação.