Setor imobiliário em 2019: Hilton traz novas marcas ao País

Hotéis Hampton by Hilton e Canopy by Hilton serão inaugurados em 2019. Outra bandeira, Motto, também é esperada.

8 de janeiro de 2019Mercado Imobiliário
Presente há mais de 40 anos no Brasil, a Hilton Hotels encerrou 2018 aportando duas novas bandeiras ao Brasil, o modelo de franquia Hampton by Hilton, no aeroporto de Guarulhos, e o Canopy by Hilton São Paulo Jardins, o primeiro da marca lifestyle da rede hoteleira na América Latina. Ambos os empreendimentos devem ser inaugurados neste ano. 

Em 2019, a expectativa é de continuidade de expansão no País. Há intenção, por exemplo, de trazer a Motto by Hilton, que acaba de ser lançada internacionalmente e que promete um produto flexível e acessível, em grandes centros urbanos. 

Ao GRI Hub, Leonardo Lido, diretor de Desenvolvimento da rede para o Brasil, falou sobre o ano de 2018, perspectivas do setor hoteleiro e os planos da companhia no País. Sobre o cenário político-econômico, apesar de ver com bons olhos o clima positivo após a definição eleitoral,  ele disse manter cautela, à espera dos primeiros movimentos do governo do presidente Jair Bolsonaro. 

Realizada durante o Brazil GRI 2018, a entrevista é parte da série 'Setor imobiliário em 2019' do GRI Hub. Confira:

Como a Hilton encerra o ano de 2018?
Olhando os indicadores de crescimento e de negócios e uma recuperação frente ao triênio anterior, esse foi um dos nossos melhores anos no País. Nitidamente, vemos uma recuperação bem forte em São Paulo em comparação com 2017. Confirmamos a chegada de mais duas marcas ao Brasil, o Hampton by Hilton, no aeroporto de Guarulhos, e o Canopy by Hilton, um projeto nos Jardins.

Para vocês, a Região Metropolitana de São Paulo continua sendo a de maior potencial? 
O ciclo anterior foi muito forte e, como consequência, alguns mercados estão superofertados, mas tenho acompanhado um movimento de retomada da hotelaria como um todo, concentrado em São Paulo. A Hilton, como rede, operadora e marca, prioriza os mercados saudáveis e São Paulo é um deles. 

Enxerga potencial também em áreas geográficas secundárias?
Os mercados de lazer, com perfil de resort, se mostram interessantes em performance e chamam a atenção para novos empreendimentos. Vemos alguns investidores começarem a se movimentar para dar andamento e projeto voltados ao lazer, promovendo estudos de mercados, e grupos tentando estruturar soluções de funding, porém, ainda não há nada confirmado.  

Tem sentido mais confiança dos investidores após a definição eleitoral?
Vemos um discurso positivo de abertura econômica. Esperamos entender como serão os primeiros meses do governo e seus primeiros movimentos. Independentemente disso, temos visto um período de recuperação. Se nenhuma surpresa acontecer e as reformas forem confirmadas, o País tende a crescer e esperamos uma curva ascendente. 

Em relação aos investimentos, algo muda com a nova regulação da Comissão de Valores Mobiliários para os condo-hotéis?
Tradicionalmente a indústria hoteleira no Brasil se desenvolveu por meio do condo-hotel. As novas regras da CVM acabam deixando o incorporador um pouco mais precavido com o modelo. No dia a dia, os players sentem que esse formato vai continuar, principalmente por conta do perfil do pequeno investidor. Outras alternativas podem demorar um pouco mais para se confirmarem. O condo-hotel já é tradicional no Brasil.

Há previsão de chegada de outras marcas do grupo no mercado nacional?
A Hilton lançou globalmente mais uma marca no mercado, a Motto by Hilton, voltada aos grandes centros urbanos, de quartos compactos. Minha expectativa é trazê-la ao Brasil, pois está bem alinhada ao mercado da cidade de São Paulo. Já estamos em conversas com possíveis interessados. No mais, nosso portfólio conta com 15 marcas, em todos os segmentos.      

Confira outros entrevistados da série 'Setor imobiliário em 2019':
Setor imobiliário em 2019: Accor prioriza expansão no Brasil
Setor imobiliário em 2019: VBI mantém postura cautelosa
Setor imobiliário em 2019: escritórios devem ver melhora
Setor imobiliário em 2019: Alphaville mira ritmo de retomada
Setor imobiliário em 2019: Ancar está de olho em aquisições
Setor imobiliário em 2019: BBP espera retomada de negócios
Setor Imobiliário em 2019: Hines prepara novos investimentos
Setor Imobiliário em 2019: CPPIB cogita novos parceiros

GRI Hotéis 2019
GRI Hotéis Brasil 2019
No dia 07 de maio, grandes players da indústria hoteleira voltam a se reunir no GRI Hotéis Brasil 2019. A 5ª edição do evento colocará lado a lado os principais líderes do segmento para análise do cenário de 2019 e compartilhamento de perspectivas de investimentos, novos desenvolvimentos imobiliários e desafios desse mercado.

Para outras informações e como participar, acesse o site do encontro.