OLX quer se firmar como autoridade no mercado imobiliário

Marcelo Dadian, ex-Zap, assumiu Diretoria de Imóveis da companhia em fevereiro e conta o que está sendo planejado.

24 de abril de 2019Mercado Imobiliário

Presente no Brasil desde 2010, com mais de 500 mil novos anúncios todos os dias e dois milhões de vendas registradas por mês, a OLX tem planos ambiciosos para manter sua liderança entre os marketplaces presentes no País. A meta envolve, particularmente, uma presença crescente no mercado imobiliário, área em que a empresa busca se consolidar como "autoridade absoluta", declara Marcelo Dadian. Ele responde pela Diretoria de Imóveis da OLX desde fevereiro, após deixar a suahouse, do Grupo Zap, no final de 2018.

Para atingir o objetivo, Dadian trabalha em dois pilares fundamentais – o de proporcionar uma excelente experiência para o usuário e o de oferecer a plataforma mais completa do segmento. Ele, contudo, não revela o tamanho dos investimentos que estão sendo feitos nessa direção.

"Queremos ter o maior número de imóveis dentro da plataforma porque isso vai ajudar nosso cliente a achar o produto adequado – sem esquecer que há possibilidade de anúncios para pessoas físicas e para incorporadoras, imobiliárias e corretores de imóveis. É possível [à pessoa física] anunciar como 'privado', sem custos, o que gera um tráfego enorme [em visitas online], além de ser uma prestação se serviços para quem quer divulgar um bem gratuitamente", diz.

Para players do mercado imobiliário, a companhia possui um portal vertical – Storia –, lançado em 2017. "Hoje, o Storia é uma plataforma de anúncios imobiliários para pessoas físicas dentro da OLX e para profissionais dentro da OLX e do próprio Storia, ou seja, um anúncio pode ser replicado de um site para o outro", esclarece Dadian.

O executivo destaca que, diferentemente de outros sites de comercialização, a OLX não atua na intermediação dos negócios. "Somos uma plataforma de mídia. Corretores, imobiliárias, incorporadoras podem adquirir os planos [de anúncios] profissionais. Em nenhum caso, recebemos qualquer tipo de comissão pela transação."

Novos produtos e iniciativas

Com uma média de 222 milhões de buscas por imóveis todos os meses, para os desenvolvedores imobiliários, a companhia, nascida na Argentina, trabalha ações direcionadas a um grupo de key accounts que incluem relacionamento e desenvolvimento de produtos especiais.

"Acabamos de lançar um produto de mídia com nossos clientes incorporadores para [um projeto] Minha Casa Minha Vida, pois percebemos que 80% das pessoas que compram produtos econômicos não tinham conhecimento sobre tal possibilidade", exemplifica.

Marcelo Dadian
Marcelo Dadian, diretor de Imóveis da OLX | Divulgação / OLX

O uso da tecnologia e do big data para o fornecimento de informações a incorporadores é outra ação em andamento. A partir da análise da jornada do comprador de imóveis, a OLX visa oferecer dados relevantes ao negócio, como volume do inventário anunciado versus demanda e preço que a pessoa está disposta a pagar ao comprar ou alugar um imóvel. "Para clientes específicos, podemos trazer informações bem detalhadas, de acordo com sua necessidade", afirma.

Para o executivo, o setor de real estate vem avançando em digitalização, mas é preciso ir além. "O mercado imobiliário está evoluindo cada vez mais em produtos que se adaptam a novas tecnologias ou que trazem mais conforto para o cliente, e deve tornar-se mais on do que off", avalia. De olho nessa realidade, uma parte dos esforços da OLX tem sido direcionada a ajudar a educar seu público no processo de digitalização.

Segundo Dadian, a OLX foi a plataforma de imóveis online que mais cresceu no último ano. "Enquanto a média nacional foi de 9%, crescemos 46%."

GRI Residencial Brasil 2019

GRI Residencial Brasil 2019

As tecnologias aplicadas ao setor imobiliário e perspectivas sobre o futuro dessa indústria estarão em análise durante o 5ª edição do GRI Residencial Brasil. O evento acontece no 18 de junho, em São Paulo, com a presença de executivos do segmento residencial, incluindo investidores, desenvolvedores, especialistas, bancos, em um ambiente propício para networking.


Outros tópicos contemplados em 2019 são os desafios do mercado residencial e imobiliário no geral, fundos e créditos disponíveis para o setor e mudanças no setor econômico (Minha Casa, Minha Vida - MCMV). Saiba mais.