Divulgação / OLX
Português

OLX quer se firmar como autoridade no mercado imobiliário

3 MIN READApril 24, 2019

Presente no Brasil desde 2010, com mais de 500 mil novos anúncios todos os dias e dois milhões de vendas registradas por mês, a OLX tem planos ambiciosos para manter sua liderança entre os marketplaces presentes no País. A meta envolve, particularmente, uma presença crescente no mercado imobiliário, área em que a empresa busca se consolidar como "autoridade absoluta", declara Marcelo Dadian. Ele responde pela Diretoria de Imóveis da OLX desde fevereiro, após deixar a suahouse, do Grupo Zap, no final de 2018.

Para atingir o objetivo, Dadian trabalha em dois pilares fundamentais – o de proporcionar uma excelente experiência para o usuário e o de oferecer a plataforma mais completa do segmento. Ele, contudo, não revela o tamanho dos investimentos que estão sendo feitos nessa direção.

"Queremos ter o maior número de imóveis dentro da plataforma porque isso vai ajudar nosso cliente a achar o produto adequado – sem esquecer que há possibilidade de anúncios para pessoas físicas e para incorporadoras, imobiliárias e corretores de imóveis. É possível [à pessoa física] anunciar como 'privado', sem custos, o que gera um tráfego enorme [em visitas online], além de ser uma prestação se serviços para quem quer divulgar um bem gratuitamente", diz.

Para players do mercado imobiliário, a companhia possui um portal vertical – Storia –, lançado em 2017. "Hoje, o Storia é uma plataforma de anúncios imobiliários para pessoas físicas dentro da OLX e para profissionais dentro da OLX e do próprio Storia, ou seja, um anúncio pode ser replicado de um site para o outro", esclarece Dadian.

O executivo destaca que, diferentemente de outros sites de comercialização, a OLX não atua na intermediação dos negócios. "Somos uma plataforma de mídia. Corretores, imobiliárias, incorporadoras podem adquirir os planos [de anúncios] profissionais. Em nenhum caso, recebemos qualquer tipo de comissão pela transação."

Novos produtos e iniciativas

Com uma média de 222 milhões de buscas por imóveis todos os meses, para os desenvolvedores imobiliários, a companhia, nascida na Argentina, trabalha ações direcionadas a um grupo de key accounts que incluem relacionamento e desenvolvimento de produtos especiais.

"Acabamos de lançar um produto de mídia com nossos clientes incorporadores para [um projeto] Minha Casa Minha Vida, pois percebemos que 80% das pessoas que compram produtos econômicos não tinham conhecimento sobre tal possibilidade", exemplifica.

Marcelo Dadian
Marcelo Dadian, diretor de Imóveis da OLX | Divulgação / OLX

O uso da tecnologia e do big data para o fornecimento de informações a incorporadores é outra ação em andamento. A partir da análise da jornada do comprador de imóveis, a OLX visa oferecer dados relevantes ao negócio, como volume do inventário anunciado versus demanda e preço que a pessoa está disposta a pagar ao comprar ou alugar um imóvel. "Para clientes específicos, podemos trazer informações bem detalhadas, de acordo com sua necessidade", afirma.

Para o executivo, o setor de real estate vem avançando em digitalização, mas é preciso ir além. "O mercado imobiliário está evoluindo cada vez mais em produtos que se adaptam a novas tecnologias ou que trazem mais conforto para o cliente, e deve tornar-se mais on do que off", avalia. De olho nessa realidade, uma parte dos esforços da OLX tem sido direcionada a ajudar a educar seu público no processo de digitalização.

Segundo Dadian, a OLX foi a plataforma de imóveis online que mais cresceu no último ano. "Enquanto a média nacional foi de 9%, crescemos 46%."

GRI Residencial Brasil 2019

GRI Residencial Brasil 2019

As tecnologias aplicadas ao setor imobiliário e perspectivas sobre o futuro dessa indústria estarão em análise durante o 5ª edição do GRI Residencial Brasil. O evento acontece no 18 de junho, em São Paulo, com a presença de executivos do segmento residencial, incluindo investidores, desenvolvedores, especialistas, bancos, em um ambiente propício para networking.


Outros tópicos contemplados em 2019 são os desafios do mercado residencial e imobiliário no geral, fundos e créditos disponíveis para o setor e mudanças no setor econômico (Minha Casa, Minha Vida - MCMV). Saiba mais.
 

Related News
←  SHARE
Real Estate
GRI
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message