Novo condomínio last mile em Itaquera será entregue no segundo semestre

Com módulos a partir de 1.079,45m², o Icon Realty Itaquera tem características para atender a demandas de última milha na capital

4 de maio de 2023Mercado Imobiliário
Por Henrique Cisman

A Engeretha - construtora da Retha Imóveis - iniciou as obras do segundo condomínio logístico Icon Realty, situado em Itaquera, voltado para suprir a demanda por ativos last mile. O empreendimento fica a 800 metros da Avenida Jacu Pêssego, importante eixo de ligação na zona leste da capital paulista, a 2,4 km da estação CPTM Dom Bosco, a 20 km do Rodoanel Mário Covas e a 19 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

Segundo o diretor da Retha Imóveis, Marino Mário da Silva, o Icon Realty Itaquera será desenvolvido com a tecnologia de pré-fabricação, terá 13,7 metros de pé direito com 12,5 metros livres para estocagem, piso com capacidade para 5 toneladas por metro quadrado e módulos que variam de 1.112 m² a 1.786 m² e área total de 9.225 metros quadrados. 

Entrega no segundo semestre

O empreendimento já passou pelas etapas de terraplanagem e fundação, e agora está na fase de montagem da estrutura e do telhado. A previsão é que a concretagem do piso seja finalizada ainda no primeiro semestre e os acabamentos sejam realizados até o mês de setembro para a entrega da obra. 


Icon Realty Itaquera tem obras avançadas e será entregue no segundo semestre. (Foto: Divulgação/Retha Imóveis)

“O condomínio logístico terá arborização, paisagismo, estações de carregamento de veículos elétricos, sistema de água de reuso, iluminação natural e lâmpadas de LED, tornando-o um empreendimento com infraestrutura completa, moderna e segura”, afirma o executivo. 

Desenvolvido sob as normas NB9050, que dispõe sobre acessibilidade em edificações, o Icon Realty Itaquera foi projetado para atender os pilares ESG. Além das características já mencionadas, o condomínio terá portaria blindada, monitoramento CFTV, segurança armada e sistema anti-incêndio J4. 

Demanda crescente por ativos last mile

O diretor da Retha Imóveis aponta que a escassez de bons ativos imobiliários tem movimentado o mercado de galpões e condomínios logísticos. Dados da plataforma Buildings mostram que a partir do segundo trimestre de 2017, a taxa de vacância média no Brasil caiu 14,9% e o estoque total aumentou em 7,2 milhões de metros quadrados. 

“A aceleração do comércio eletrônico no Brasil ocorrida nos últimos três anos potencializou a procura por ativos logísticos em regiões consideradas last mile (última milha), próximas a importantes anéis viários, aeroportos e grandes centros de consumo”, explica Silva. 

Neste sentido, reduzir o tempo e o custo da entrega final surgem como as principais demandas para as empresas, impulsionando um segmento ainda incipiente no Brasil (last mile), mas que já começa a ter vários exemplos, principalmente na região metropolitana de São Paulo. 

GRI Industrial e Logística 2023