BBVA: mercado residencial no México deve crescer 8% em 2019

Ricardo Duhart Novaro, do BBVA Bancomer, falou com o GRI Hub após anúncio de aumento da oferta de crédito imobiliário.

18 de fevereiro de 2019Mercado Imobiliário
O setor residencial no México deverá apresentar um ritmo de crescimento em 2019 de até 8%, portanto acima do registrado nos últimos meses, quando girou em torno de 6%. O impulso vem das baixas taxas de juros do crédito hipotecário, da melhora dos níveis de emprego e do aumento da produtividade, segundo Ricardo Duhart Novaro, diretor da Banca Automotriz e Hipotecaria do BBVA Bancomer, área do banco destinada a créditos automotivo e imobiliário.

"Desde o fim do ano, sobretudo após o período eleitoral, vimos um aumento da demanda por créditos hipotecários (em torno de 6%), expansão dos níveis de confiança [do consumidor] e geração de emprego. Todos esses elementos nos fazem acreditar que o segmento [residencial] crescerá entre 7 e 8%", afirma Ricardo Duhart Novaro.

O executivo conversou com a equipe de reportagem do GRI Hub logo após a instituição bancária anunciar, em 06 de fevereiro, a disponibilização de 68 bilhões de pesos mexicanos (equivalente a R$ 13,3 bilhões) divididos entre créditos hipotecários, para os consumidores, e de construção, para os desenvolvedores. 

O valor representa um aumento de 10% em relação ao que o banco disponibilizou no último ano – cerca de 32 mil hipotecas, por um valor superior a 40 bilhões de pesos, e um crédito à construção superior a 22 bilhões de pesos, ao financiar mais de 25 mil unidades.

"Esse é o nível de crescimento que estimamos para os dois mercados, ou seja, 44 bilhões de pesos mexicanos para o segmento hipotecário individual e 24 bilhões para o setor da construção", explica Ricardo Duhart Novaro.
 
Segmento de destaque
 
Para 2019, ele aposta sobretudo no segmento de residenciais de médio padrão, que deve manter a curva ascendente. Em termos geográficos, o executivo vê oportunidades em praticamente todo o país. "Não apenas nas áreas principais, mas acredito que iremos acompanhar desenvolvimentos importantes em todo o território."
 
"Ao longo dos últimos anos, vimos o segmento econômico reduzir sua velocidade de crescimento, o que pode ser explicado por diversos fatores, como a alta de preços das matérias-primas e a volatilidade do mercado, o que fez com que esse mercado perdesse espaço na indústria", considera.
 
Novas tecnologias
 
Em paralelo ao anúncio do dia 06, Ricardo Duhart também detalhou os planos do BBVA Bancomer na área tecnológica. Atualmente, o banco soma cerca de dez milhões de clientes via aplicativo, dos quais cerca de quatro milhões têm crédito pré-aprovado e podem, com poucos cliques, obter detalhes para a concretização da operação. "A partir do smartphone, é possível fazer uma simulação do valor desejado, prazos e destinação do crédito. Com isso, pode-se calcular um valor mensal, por exemplo", explica.
 
"Continuamos desenvolvendo novas funcionalidades que iremos agregar ao processo. Queremos acompanhar o cliente na busca por sua casa, saber qual o valor disponível para o imóvel etc. Estamos construíndo [esse suporte] no mundo digital", completa ele.


GRI Residential Latin America 2019
 
As perspectivas do segmento residencial do México e de outras nações latino-americanas são destaque no GRI Residential Latin America 2019, centrado na realidade e no futuro do ramo residencial na região. 
 
As discussões integram a intensa agenda da 4ª edição do Latin America GRI, consolidado evento das lideranças do setor imobiliário da América Latina e que, este ano, ocorre nos dias 27 e 28 de março no The Roosevelt Hotel, em Nova York. Para participar, acesse o site do encontro.