GRI debate blockchain e criptomoedas no setor imobiliário

Encontro teve participação de Tecnisa, XP Investimentos, IBM, Microsoft e cerca de 50 players do mercado de real estate.

24 de outubro de 2018Mercado Imobiliário
O GRI Club Real Estate e o GRI Tech Club promoveram em 24 de outubro um club meeting para tratar dos impactos e das implicações de blockchain e criptomoedas para o setor imobiliário.

O encontro, realizado no São Paulo Corporate Towers, reuniu cerca de 50 membros de ambos os clubes e teve como convidados especiais um time de experts: Joseph Nigri (Tecnisa), Fernando Ulrich (XP Investimentos/XDEX), Maurício Magaldi (IBM Brasil), Luis Albinati (Microsoft), Luiz Jeronymo (R3) e Courtnay Guimarães (Idea Partners), com moderação de Carl Amorim (Blockchain Research Institute).

O grupo debateu diversos desafios – culturais, de regulamentação e relativos à própria tecnologia – e mostrou consenso sobre a necessidade de maior mobilização conjunta da indústria imobiliária no sentido de incorporar essas novidades e beneficiar-se delas.

Temas em pauta

Um dos pontos mais discutidos foi o potencial de 'tokenização' de ativos imobiliários, ou seja, a emissão de contratos digitais (token) usando a tecnologia blockchain, conectados a documentos jurídicos que representam os ativos reais, criando uma nova realidade em que o detentor do token é detentor do ativo que o token representa.

Também estiveram em pauta exemplos internacionais – como o de registros fundiários no Reino Unido empregando blockchain, buscando tornar o processo mais ágil, seguro e barato – e os esforços iniciais por parte de instituições financeiras para facilitar e acelerar a originação de financiamentos imobiliários via blockchain.

A discussão iniciada no club meeting vai ter continuidade com a formação de um novo grupo de trabalho, que vai reunir players imobiliários membros do GRI Club e associações que vêm se dedicando a estudar a fundo o tema de blockchain e suas aplicações. A ideia é encontrar soluções conjuntas em prol do setor de real estate.