Evento aborda oportunidades em fundos imobiliários

GRI Club Real Estate reuniu investidores institucionais para analisar potencial dos FIIs no Brasil.

4 de dezembro de 2018Mercado Imobiliário
O GRI Club Real Estate realizou nesta terça-feira, 04 de dezembro, um evento voltado a ampliar o conhecimento do público investidor institucional acerca das oportunidades de aportes no setor imobiliário e a disseminar o potencial dos fundos de investimento imobiliário (FIIs). O GRI Fundos Imobiliários 2018 aconteceu no Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers e reuniu centenas de participantes.

Destinado a investidores como bancos de investimentos, family offices, fundos de pensão e regime de previdência dos servidores públicos – denominado Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) – e fundos soberanos, o encontro abordou o cenário do País para o próximo ano, as perspectivas para o mercado imobiliário, o potencial dos FIIs e as diferentes classes de ativos.

O entendimento geral dos palestrantes do evento é de que a indústria de fundos imobiliários passa por um momento histórico no Brasil, não apenas pela crescente participação de pessoas físicas, mas, particularmente, pela abertura de uma janela de oportunidade a partir da iminente evolução da presença de de investidores institucionais –  resultante da nova resolução nº 4.661 do Conselho Monetário Nacional, que, entre outros pontos, determina que Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) deixem de investir diretamente em imóveis, sendo necessário recorrer a fundos.

"Com a entrada [mais intensa] de investidores institucionais, o cenário dos fundos imobiliários vai mudar completamente. Creio que os FIIs virão a ser o principal veículo de investimento imobiliário no Brasil, como acontece no resto do mundo", afirmou Daniel Cherman, presidente da Tishman Speyer no Brasil em um dos painéis da manhã.

"Havia uma espécie de 'dilema de Tostines': a indústria de FIIs não era tão grande porque faltavam investidores institucionais ou faltavam investidores institucionais porque a indústria de FIIs não era tão grande? O regulador resolveu 'pagar para ver' [com a resolução nº 4.661] e a resposta virá nos próximos anos", apontou o professor Arthur Vieira de Moraes, especializado no assunto.

Programação intensa

O GRI Fundos Imobiliários começou logo cedo com um painel sobre as perspectivas político-econômicas do País, com Carlos Kawall (Banco Safra) e Rafael Cortez (Tendências Consultoria Integrada) e moderação de Marcelo Hannud (XP Asset Management). Durante todo o dia, a programação focou em temas fundamentais para a evolução do mercado imobiliário e da indústria dos FIIs no País. Entre os aspectos abordados, estiveram análises de alguns dos principais FIIs disponíveis no mercado – como o FIIs de shoppings e corporativos, e o fundo de fundos –  e seu potencial para o próximo ano, além de uma discussão sobre oportunidades e desafios no mercado de shoppings centers.

Em um painel dedicado à análise dos FIIs corporativos, Regis Dell'Agnese, sócio gestor da RB Capital, reforçou a expectativa positiva para o segmento de escritórios, conforme já apontado por players ouvidos pelo GRI Hub na série 'Setor imobiliário em 2019'. "Hoje, temos uma taxa média de vacância em torno de 20% e uma expectativa de absorção de 400 mil metros quadrados nos próximos anos. Isso corresponde a reduzir a taxa de 20% a 10%, o que, consequentemente, vem seguido da recuperação da renda", ressaltou ele.

Entre os palestrantes e painelistas do GRI Fundos Imobiliários, estiveram também Cesar Nasser (Goodman), Claudio Dall’acqua Jr. (Iguatemi), Roberto Perroni (Brookfield Property Group), Caimi Reis (BFIN - Brookfield Financial), Pedro Carraz (XP Asset Management), Alessandro Estevam (Kinea Investimentos), Vitor Bidetti (Integral Brei Real Estate) e Alexandre Mastrocinque (Empiricus).

"O evento me pareceu muito positivo. Para nós, como investidores de FIIs, é muito importante fomentar esse mercado", opinou Mario Maia, diretor da IRB Investimentos e Participações Imobiliárias.  

Fórum GRI de Fundos Imobiliários

Um dia antes, o GRI realizou o Fórum GRI Fundos Imobiliários, um encontro destinado a pessoas físicas e agentes autônomos de investimentos (AAIs). 

Zeina Latif (XP Investimentos)
Zeina Latif (XP Investimentos) e Robinson Silva (GRI Club) | Flávio Guarnieri

A programação incluiu especialistas reconhecidos, vários dos quais também participantes do GRI Fundos Imobiliários. Fizeram-se presentes Zeina Latif (XP Investimentos), Alexandre Mastrocinque (Empiricus), Carlos Alberto Correa (Sonae Sierra Brasil), Rodrigo Borelli (BR Properties), Ricardo Antoneli (GLP Brasil), Arthur Vieira de Moraes, Alexandre Machado, André Freitas (ambos Hedge Investments), Rossano Nonino (Ourinvest Real Estate), Vitor Bidetti (Integral Brei Real Estate), Leandro Bousquet (Vinci Partners), Marcelo Rainho (XP Asset Management), Bruno Laskowsky, Alessandro Estevam (Kinea Investimentos), Augusto Martins (Credit Suisse Hedging-Griffo), Regis Dall’Agnese (RB Capital) e Fernanda Rosalem (Pátria Investimentos). 
 

Agenda do GRI Club Real Estate em 2019

Os principais eventos setoriais e outros destaques programados para o ano de 2019, podem ser vistos no site do GRI Club Real Estate.