Desafios do setor imobiliário frente à nova resolução do CMN

A medida trouxe impactos diretos aos fundos de pensão e foi tema de debate do GRI Club em um club meeting.

7 de setembro de 2018Mercado Imobiliário
O GRI Club Real Estate realizou no dia 05 de setembro um club meeting dedicado à discussão sobre a recente resolução nº 4.661/2018 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que revogou a nº 3.972/2009 e trouxe novas diretrizes de aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

Para fomentar o debate sobre as perspectivas dos fundos de pensão em relação ao mercado imobiliário brasileiro, o encontro exclusivo teve como convidados especiais Fernando Crestana (BTG Pactual), Ivan Schara (Previ), Paulo de Sá Pereira (Fundação Cesp - Funcesp) e Rafael Vasconcelos (Valia).

No centro da discussão, moderada por Carlos Martins (Kinea Investimentos), estiveram as principais alterações trazidas pela nova regulamentação, como o estímulo à governança corporativa, o rigor em compliance e a necessidade de eliminação de estoques imobiliários físicos na carteira dessas entidades no prazo de até 12 anos, com possibilidade de inserção dos ativos em um fundo imobiliário (FII). Os participantes trataram sobretudo dos desafios da fase de transição para as novas regras.

Estiveram presentes mais de 60 executivos do mercado imobiliário, como Adriano Mantesso (Ivanhoé Cambridge), André Freitas (Hedge Investments), Fabiano Nogueira (Funcef), Flávio Castilho Pinto (Fundação Itaú Unibanco), Fernanda Rosalem (Pátria Investimentos), Gastão Valente (GIC), Leandro Bousquet (Vinci Partners) e Regis Dall’Agnese (RB Capital).

O tema volta a ser pauta no Brazil GRI 2018, principal evento dedicado aos tomadores de decisão da indústria imobiliária, marcado para novembro.