Your application for a Courtesy Membership is under review

We have just received your information and we will get back to you shortly. Check out the steps below:

Information sent


2

Application in analysis


3

Feedback email


4

Complimentary access activated

* Required fields
* I confirm that I have read and agree to the Terms and Conditions of GRI Club
photo creo/Envato
7th March
Sao Paulo
REAL ESTATE
REAL ESTATE
26th March
Porto Alegre
REAL ESTATE
9th April
Sao Paulo
REAL ESTATE
9 - 10 April
Madrid
REAL ESTATE
REAL ESTATE
7th May
Rio de Janeiro
REAL ESTATE
REAL ESTATE
REAL ESTATE
5th June
Sao Paulo
REAL ESTATE
REAL ESTATE
5th June
Sao Paulo
REAL ESTATE
REAL ESTATE
18th June
Sao Paulo
REAL ESTATE
REAL ESTATE
28 - 29 August
Ciudad de México
REAL ESTATE
4 - 5 September
Bogotá
REAL ESTATE
4th September
Bogotá
REAL ESTATE
11 - 12 September
Sao Paulo
REAL ESTATE
8th October
Sao Paulo
REAL ESTATE
REAL ESTATE
REAL ESTATE
12th November
Sao Paulo
REAL ESTATE
13th November
Sao Paulo
REAL ESTATE
REAL ESTATE
3rd December
Sao Paulo
REAL ESTATE
Real Estate

Data centers vão movimentar o mercado no Brasil

1 MIN READ April 18, 2023


José Rubens Macedo Filho

Director, Engemon Engenharia

A expansão do mercado de data centers no Brasil é uma tendência crescente, impulsionada pelo aumento do uso da tecnologia e do armazenamento de dados. Este setor tem crescido significativamente nos últimos anos, alavancado principalmente pelo aumento da demanda por serviços de nuvem e pela transformação digital do mundo corporativo. 

Para se ter uma ideia, na última edição do DCD>Connect, em novembro de 2022, foram apresentados 92 projetos de data center, de 10 países, com um investimento total de R$ 6,1 bilhões. Temáticas como sustentabilidade, energia renovável, crescimento da metodologia BIM, aceleração da transformação digital e aumento na demanda por multi-cloud foram debatidos em painéis compostos pelos maiores nomes do segmento no Brasil. 

Somos um dos países recordistas em tempo online e usuários de aplicativos. Isso nos leva à digitalização de tudo o que é possível, com automações de processos e negócios envolvendo tecnologias digitais com geração infinita de dados em ritmo acelerado. Daí a necessidade de construir data centers robustos, seguros e resilientes. O Brasil já lidera o mercado na América Latina, sendo responsável por mais de 40% do investimento total, segundo um levantamento feito pela empresa de consultoria Arizton. 
 
IBM ampliou estrutura de data centers na América Latina.IBM ampliou estrutura de data centers na América Latina. Fonte: Divulgação/IBM
 
No cenário atual, os data centers podem ser considerados o core business de muitas empresas. Por isso, os gastos mundiais com esse tipo de infraestrutura - segundo dados do Gartner Group - devem girar em torno de US$ 490,3 bilhões em 2023, resultado da crescente adoção de tecnologias em nuvem e da necessidade de armazenamento de dados de forma robusta e segura. 

Além disso, diferentemente de outros setores, a demanda por data centers não foi afetada pela pandemia da Covid-19; pelo contrário: a procura por serviços digitais aumentou de forma significativa durante o período. O crescimento do comércio eletrônico, a maior adoção de inteligência artificial, a Internet das Coisas (IoT) e o 5G explicam este salto, que ao mesmo tempo em que gera oportunidades, também promove desafios às empresas que atuam no segmento: alta carga tributária, incerteza jurídica e regulatória, e falta de mão de obra qualificada. 

Por isso, há que se ter muito cuidado na hora de escolher os parceiros de negócios, já que eficiência e sustentabilidade (estima-se que os data centers consomem entre 1-2% da energia elétrica produzida no mundo) são as palavras de ordem atualmente. Novas soluções personalizadas integrando engenharia e tecnologia nos projetos e obras para atender às necessidades específicas de cada cliente são indispensáveis. Para as empresas que desejam investir na melhoria dos seus data centers, identificar o modelo ideal que garanta o desempenho e a confiabilidade dos serviços é a certeza de um retorno garantido.
 
Related News