CRIs e CRAs: Mercado reage frente às restrições e traça perspectivas futuras

Gestores apontam que movimento pode ser potencialmente benéfico no agronegócio e alertam para maior liquidez no setor imobiliário

21 de março de 2024Mercado Imobiliário
Por Júlia Ribeiro

Em 1º de fevereiro, o Conselho Monetário Nacional estabeleceu, por meio da Resolução nº 5.118, diretrizes para a emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e do Mercado Imobiliário (CRIs). 

A resolução proíbe que esses títulos sejam emitidos por empresas de capital aberto não relacionadas aos setores do agronegócio e imobiliário - apesar de não afetar os que já foram distribuídos ou requeridos junto à CVM.

Para entender os primeiros impactos da nova medida, o GRI Club reuniu os principais gestores que atuam no mercado imobiliário e no agronegócio em um relatório exclusivo.

Eles afirmam que as novas regras - implementadas de forma imediata - interromperam novas emissões e ofertas em andamento, sem oferecer um período de adaptação ou transição. 

Um executivo do agro vê o movimento como potencialmente benéfico para os produtores rurais, enquanto no setor imobiliário, espera-se um excesso de liquidez a curto prazo, e os players estão estudando as melhores alternativas para alocar esses recursos.

Explore todo o conteúdo no relatório disponível para acesso gratuito.
 
Saiba mais e solicite sua participação no GRI Club
 
Real Estate Brazil