Setor portuário busca aprimorar a competitividade em licitações

As desestatizações são uma solução para corrigir deficiências existentes na gestão portuária

14 de março de 2024Infraestrutura
Por Adriana Cedillo

O GRI Club Infra & Energy promoveu a reunião "Leilões Portuários - Como ampliar a competitividade nas próximas licitações?”, com a participação da diretora da ANTAQ, Flávia Takafashi, e membros do GRI Club. O evento, moderado por Marcos Pinto, sócio-diretor da A&M Infra, ocorreu em São Paulo.

Na discussão, foi abordado pelos participantes que as desestatizações emergem como uma solução crucial para corrigir deficiências na gestão portuária, permitindo uma modernização ágil dos portos e uma resposta eficiente às demandas do mercado. 

Atualmente, o setor portuário brasileiro enfrenta um momento crucial de reflexão e busca por melhorias visando aumentar a competitividade dos próximos leilões. As discussões têm destacado desafios e caminhos para aprimorar o processo de concessões e arrendamentos portuários.

Por outro lado, a questão da competitividade abrange vários aspectos, desde a definição do conceito até a análise dos modelos de contrato e desafios enfrentados durante as licitações. O sucesso não deve ser medido apenas pelo resultado financeiro, mas também pela eficiência na alocação de recursos e promoção do desenvolvimento sustentável.

Apesar das importantes reformas no setor portuário, como a inserção da iniciativa privada em terminais arrendados, persistem problemas relacionados à gestão dos Portos Organizados. A falta de eficiência resulta em dificuldades para investimentos e baixa qualidade dos serviços prestados.

Leia o report na íntegra.