São Paulo busca destravar programa de desestatização

Plano da capital paulista, anunciado em 2017, ainda não saiu do papel. Duas novas licitações foram anunciadas em janeiro.

21 de janeiro de 2019Infraestrutura
Após reformular sua equipe e trocar o comando de várias secretarias, além de extinguir a pasta que foi criada justamente para deslanchar o Plano Municipal de Desestatização, a Prefeitura de São Paulo inicia uma nova tentativa de destravar as privatizações e concessões anunciadas em 2017 e que até o momento não vingaram. 

No último dia 08, foi lançado um novo edital de licitação para a concessão do primeiro lote de parques, que inclui o Ibirapuera e mais cinco em outras regiões da cidade (Jacintho Alberto, Eucaliptos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Lajeado e Jardim Felicidade). Os dados foram publicados no Diário Oficial do município. 

O edital original havia sido divulgado em maio de 2018, mas foi suspenso cerca de dois meses depois por divergências com o então governador do Estado, Márcio França, que, à época, alegava não ter sido consultado sobre o projeto, que incluía áreas estaduais.

“O documento foi revisado e aprimorado. Ficou mais claro para a população, o concessionário e a prefeitura quais serão as contrapartidas de investimentos do vencedor nos cinco parques da região periférica. Também aperfeiçoamos os instrumentos para acompanhar e fiscalizar os investimentos”, afirmou a gestão comandada por Bruno Covas, em nota divulgada em seu site oficial. "A Prefeitura também irá receber cerca de R$ 85 milhões como pagamento de outorgas fixa e variável dos vencedores da licitação", explica o secretário de Governo, Mauro Ricardo, na mesma publicação.

O processo ficará aberto ao mercado por 60 dias para o recebimento das propostas. A estimativa é de que o contrato seja assinado até maio. 

Mercado de Santo Amaro

Outra proposta que foi reformulada, relançada no último dia 10, foi a do Mercado Municipal de Santo Amaro. Aquela que seria a primeira concessão do plano, a desse estabelecimento, resultou em um fracasso em setembro passado. Nenhuma companhia apresentou interesse no projeto. Relançado logo em seguida, o edital foi questionado pelo Tribunal de Contas do Município.

De acordo com nota divulgada no site da Prefeitura, "as principais alterações [na reformulação realizada neste início de 2019] estão no Plano de Transferência Operacional e no Plano de Negócios de Referência do edital." 

Pelo projeto, o concessionário deverá recuperar toda a estrutura do mercado, afetado por um incêndio em 2017, com possibilidade de expandir o equipamento, e disponibilizar um estacionamento com, no mínimo, 160 vagas. O investimento para restauro será de, pelo menos, R$ 21,3 milhões. Já os permissionários terão garantido o mesmo valor da taxa por dois anos. A abertura dos envelopes acontece em 11 de fevereiro.  

Histórico do PMD 

Tema de reportagem da GRI Magazine Infrastructure em junho de 2018, o plano da capital paulista tem sofrido inúmeras reviravoltas desde o seu anúncio. Nenhuma das 55 propostas, desenhadas pela então administração João Doria, prevendo privatizações, concessões e PPPs, saiu efetivamente do papel. 

Pouco depois de herdar o comando da capital, Bruno Covas passou a reformular toda a sua estrutura interna, o que incluiu a mudança de secretarias estratégicas, como a de Governo, assumida por Mauro Ricardo em dezembro, e a eliminação da Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias (SMDP), até ali liderada por Wilson Poit. 

Covas, ao ocupar a cadeira de prefeito, fez questão de reiterar que o programa era prioritário para a sua gestão. “Temos a certeza de que o programa não vai apenas fazer com que tenhamos receitas para o desenvolvimento da cidade. Seu pilar é a ideia de que o poder público precisa ter foco no que é essencial – educação, saúde, habitação, transporte –, deixando para a iniciativa privada o que ela administra melhor”, afirmou o prefeito Bruno Covas em entrevista à GRI Magazine logo após participar de um club meeting do GRI Club Infra no final de abril de 2018. 

Especialistas acreditam que as recentes movimentações que o prefeito tem anunciado, com a troca de secretários e alterações nos projetos, tem como objetivo garantir o apoio da Câmara dos Vereadores, essencial para andamento das desestatizações, e também trazer projetos que sejam mais atrativos ao mercado.


GRI PPPs e Concessões Brasil 2019
GRI PPPs & Concessões Brasil 2019

As principais oportunidades em concessões, parcerias público-privadas e privatizações serão analisadas durante o GRI PPPs e Concessões Brasil, evento que reúne no dia 28 de março os principais players da iniciativa privada e dos diversos entes públicos brasileiros. 

Alguns dos confirmados são Miguel Noronha (BMPI), Eduardo Klepacz (GTIS Partners), Jean-Emmanuel Seixas (Egis Brasil), José Guilherme Souza (Vinci Partners), José Bartolomeu (Roadis Brasil), Rui Chammas (Sterlite Power Brasil) e representantes dos governos de Teresina, Piauí, Porto Alegre, Limeira e Fortaleza. 

Confira os detalhes da programação e como participar do GRI PPPs e Concessões Brasil.