Líderes de infraestrutura traçam rumos do setor

Ao longo de dois dias, Infra Brazil GRI reuniu mais de 300 players. Em pauta, perspectivas dos principais segmentos.

6 de dezembro de 2018Infraestrutura

A 4ª edição do Infra Brazil GRI reuniu mais de 300 players da administração pública e da iniciativa privada nestas quarta e quinta-feira (05 e 06 de dezembro) em São Paulo. Hoje, os debates centraram-se no apetite chinês para investimentos no Brasil, project finance e atuação dos órgãos de controle, entre outros temas decisivos para o desenvolvimento da infraestrutura no País.

Como já é tradição no formato do Infra Brazil GRI, foi organizado um talk show, que abriu a agenda deste segundo dia. O assunto em foco foi a chegada de novos entrantes ao setor, com a participação de Ana Maria Vidaurre, Regional Investment director - Latam do CDPQ, Eduardo Klepacz, head of Infrastructure Investments do GTIS Partners, Rui Chammas, CEO da Sterlite Power do Brasil, e Fernando Lohmann, Managing director da Macquarie Infrastructure and Real Assets (Mira).

Os painelistas abordaram aspectos que valorizam no País e servem como estímulo a investimento, como escala e avanços em compliance. Por outro lado, apontaram a necessidade de maiores progressos e estabilidade em termos de regulamentação em alguns segmentos de infraestrutura.

Clima positivo

Ao longo de todo o dia, o clima predominante foi positivo, como registrado também na véspera, pautado em perspectivas de que os próximos anos tragam melhores oportunidades para o desenvolvimento de novos projetos e negócios, principalmente no âmbito federal.

Estiveram em foco nesta quinta-feira, em 12 salas de discussão, escolhidas pelos presentes conforme seus interesses, temas como formas de abrir caminho a novos investimentos no segmento de rodovias, risco cambial e o futuro da infraestrutura urbana. Ganharam destaque também visões em relação à nova lei de contratações públicas  (PLs 1292/95, 6814/17 e outros 230 apensados), que foi aprovada ontem por comissão especial da Câmara dos Deputados, os desafios na gestão de resíduos sólidos, o futuro das cidades e como implementar as chamadas smart cities.

A agenda deste ano, somando os dois dias, incluiu mais de 20 debates sobre os assuntos mais desafiadores para o setor de infraestrutura. Tomaram parte importantes representantes da indústria, como Wagner Rosário (CGU), John Kaye, Thiago Silva (ambos OTTP), Jaime Holguín (Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, na sigla em espanhol), Wilson Ferreira Jr. (Eletrobras) e Lucas Fan (CGGC Brasil).


"O Infra Brazil GRI 2018 foi um evento particularmente importante porque estamos em uma transição de governo e o clima é de expectativa positiva em relação ao ambiente de negócios para o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil nos próximos anos", opinou André Clark, CEO da Siemens no Brasil.


GRI PPPs e Concessões Brasil
PPPs & Concessões 2019
O principais líderes do setor privado e das diferentes esferas do poder público voltam a se reunir no dia 28 de março, durante o GRI PPPs e Concessões Brasil 2019.

O foco do evento será analisar potenciais projetos no âmbito municipal, os arranjos institucionais possíveis para a viabilização das parcerias público-privadas, os elementos e características fundamentais para a originação e o financiamento de bons projetos e a modelagem ideal para minimizar riscos e maximizar as garantias. Saiba mais sobre o evento.