Infra Nordeste GRI 2024 coloca em pauta "uma nova era" para a região

Mais de 150 executivos de infraestrutura e energia se reuniram em Recife

26 de março de 2024Infraestrutura
Por Henrique Cisman

São Paulo, 25 de março de 2024 - Pernambuco foi o palco escolhido para a 3ª edição do Infra Nordeste GRI, que em pouco tempo já se consolida como um dos mais valiosos pontos de encontro entre as esferas pública e privada a fim de estruturar e destravar investimentos em infraestrutura e energia na região. 

A agenda da atual edição contou com 14 paineis de debates, colocando em foco temas como a execução do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a universalização do saneamento básico, a expansão da rede de transmissão de energia e os projetos em mobilidade urbana, dentre outros. 

Também foram realizadas três visitas técnicas ao longo da semana: Centro de Controle Operacional da Monte Rodovias, Porto de Suape e PPP Nova Mobi Pernambuco. Em pequenos grupos, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e acompanhar parte das operações em projetos que são referência na região. 

Ao todo, 150 executivos seniores participaram do encontro. "Esta foi a maior edição do Infra Nordeste até aqui, o que mostra sua importância crescente para alinhar os desafios e as expectativas entre os mais diversos players que fazem parte dos projetos de infraestrutura e energia", afirma Moisés Cona, Partner & Executive Director do GRI Club Infra. 

Uma das falas do prefeito de Recife, João Henrique Campos, deu o tom da sinergia entre Poder Público e iniciativa privada durante o evento: "Temos que parar com a disputa de narrativa entre público versus privado", disse a autoridade, que é um entusiasta das parcerias público-privadas (PPPs) e concessões em infraestrutura. 

Já o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, destacou que a maioria dos projetos previstos na carteira da pasta está localizada nas regiões Norte e Nordeste, melhorando, sobretudo, a infraestrutura rodoviária de ambas as regiões. 

Neste sentido, vale ressaltar o que disse o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot: "A capacidade operacional [portuária] não é o problema, mas, sim, a acessibilidade ao porto. Precisam ser criados e ampliados os acessos". Suape registrou um aumento de 43% no volume de cargas movimentadas em 2023. 

Na área de mobilidade, o diretor de Relações Institucionais da Socicam, Wanderley Galhiego Junior, afirmou que Pernambuco é "um dos melhores exemplos de integração metropolitana, dada a criação de uma política de Estado para a gestão junto aos consórcios". Ainda, outros executivos destacaram que o investimento em transporte público é o modo mais eficaz para descarbonizar o setor.

O GRI Club Infra agradece aos patrocinadores do Infra Nordeste GRI 2024 por viabilizarem este importante fórum de debates: Aegea Saneamento e Suape Complexo Industrial Portuário (Lead Sponsors); CODEBA, Prefeitura de Recife e TPF Engenharia (Program Sponsors); Copergás e Schneider Electric (Networking Sponsors); e Compesa (Contributor Sponsor).