Armando Ramirez (Wyndham) | Crédito: GRI Club/ Flávio Guarnieri

Wyndham quer fechar ano com mais 36 hotéis na América Latina

No Brasil, meta é atingir liderança em número de empreendimentos dentro em um quadriênio.

26 de junho de 2019Mercado Imobiliário
Com mais de 9.300 hotéis espalhados pelo mundo, a Wyndham Hotels & Resorts planeja concluir 2019 com mais de 30 novos empreendimentos adicionados à sua carteira na América Latina. "Em 2018, trouxemos 22 hotéis para a região. Para este ano, queremos chegar a 36 novos projetos", afirma Armando Ramirez, diretor de Desenvolvimento de Negócios da companhia no Cone Sul.

"Temos 237 propriedades na América Latina e no Caribe. Nossa meta é atingir a liderança [em número de hotéis na região] nos próximos anos", continua ele, que conversou com a equipe do GRI Hub ao participar do GRI Hotéis Brasil 2019. Especificamente no mercado brasileiro, a companhia visa ser a maior em quantidade de empreendimentos dentro de quatro anos.

Segundo o executivo, apesar de contar com 20 marcas em seu portfólio, a rede de originária dos Estados Unidos, quando se trata da América do Sul, não deve ultrapassar sete bandeiras. "Algumas marcas não fazem sentido para a América do Sul, sobretudo para o Brasil. Portanto, devemos nos concentrar em seis ou sete – Wyndham [Hotels and Resorts],  Wyndham Garden; Ramada [by Wyndham]; Ramada Encore, uma parceria com a Vert [Hotéis]; Days Inn, que é um produto econômico, e Tryp by Wyndham."

Chegada de nova marca

"Com certeza, traremos [a outros países sul-americanos] a marca Dazzler by Wyndham, adquirida do grupo Fën há três anos, na Argentina. [Na negociação], foram comprados 33 hotéis na América do Sul – incluindo Peru, Uruguai e Paraguai. É uma marca que faz sentido para a região", avalia Ramírez ao abordar os planos da empresa para as nações sob sua responsabilidade. 

Ainda sem presença no Brasil, os empreendimentos da Dazzler se destacam por estar em localizações centrais das metrópoles, oferecendo fácil acesso a atrações locais. No início de junho, foi inaugurada a terceira unidade da marca no Peru, o Dazzler by Wyndham Lima San Isidro.

Avanço da multipropriedade no Brasil

Entusiasta do modelo de multipropriedade, Armando Ramírez acredita que há potencial para sua expansão no País. "Cinco ou seis anos atrás, não havia esse conceito [no Brasil]. É um modelo que já existe fora e, ao chegar aqui, foi tropicalizado." 

Com a lei nº 13.777/2018, que entrou em vigor em fevereiro deste ano, ficou regulamentada a multipropriedade – regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada.

Segundo o diretor da Wyndham, devido à experiência que possui nesse segmento, a rede tem sido procurada para realizar a administração de empreendimentos do tipo,  "principalmente, porque é preciso entender o mercado. Não é a administração de um hotel, mas de um condomínio, no qual o cliente ainda está pagando o produto principal e é preciso entregar o que foi oferecido anos antes. Temos apetite [por esse modelo] e estamos em contato com incorporadores."

Em relação a regiões do Brasil, além da presença no Nordeste, a Wyndham mantém interesse pelo Sul do País e pelo interior do Estado de São Paulo. "São alguns dos lugares onde vamos começar a atuar." 

Outros locais dependeriam da necessidade de incorporadores e parceiros de negócios. "O ponto essencial é escolher bem os parceiros. Isso é o mais importante para o sucesso de qualquer operação", complementa.
 

Brazil GRI 2019

Brazil GRI 2019

A 10ª edição do Brazil GRI será realizada nos dias 12 e 13 de novembro, no Grand Hyatt Hotel São Paulo. O evento reunirá os principais tomadores de decisão do setor imobiliário, incluindo gestores de fundos de investimento imobiliário (FIIs), desenvolvedores, investidores, operadores, bancos e securitizadoras, em um ambiente propício para networking. Ao todo, serão cerca de 30 salas de discussões que abordando os segmentos residencial, de loteamentos, de escritórios, hotéis, industrial & logística e shopping & varejo. Saiba detalhes.