Termômetro GRI: Investimento cai, mas expectativas para o mercado melhoram

Mais de 160 executivos do setor foram ouvidos ao final do terceiro trimestre

29 de novembro de 2022Mercado Imobiliário
Realizado em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, o Termômetro GRI referente ao terceiro trimestre de 2022 mostra uma queda no nível de investimento das companhias no período: dentre os 166 executivos respondentes, 55% afirmam estar expandindo ou investindo em novos projetos, um recuo de 6 pontos percentuais frente ao segundo trimestre. 

Por outro lado, também há menos empresas desinvestindo - 5%, frente a 7% no trimestre anterior -, enquanto o grupo daquelas que estão apenas observando o mercado em busca de oportunidades cresceu de 32% para 40% de julho a setembro. 

Já a expectativa para o desempenho nos próximos 12 meses voltou a subir após quatro trimestres de queda. Em junho de 2021, 79% acreditavam em resultados bons ou excelentes; já em junho de 2022, esse percentual caiu para 62%, e agora cresceu para 66%, de acordo com o Termômetro GRI. 

Em relação à economia nacional, não há consenso entre os players do setor: 32% acreditam que haverá melhoria, enquanto 29% enxergam que ela vai piorar; outros 39% acreditam que o desempenho nos próximos 12 meses será semelhante. Vale destacar que em relação ao segundo trimestre, os indicadores estão mais positivos. 

Cadastre-se na newsletter de mercado imobiliário do GRI Club e receba 1x por semana as principais notícias do setor no Brasil

No grupo dos principais desafios para o desenvolvimento imobiliário, aparecem no topo as incertezas políticas, a subida dos juros - que pode continuar ocorrendo nos próximos meses - e a inflação setorial, embora com menos força do que nos últimos levantamentos. 

A inadimplência está acima da média histórica para 30% das empresas, e ainda que seja um patamar elevado, a boa notícia é que houve retração do indicador frente ao segundo trimestre, quando estava em 39%. 

CONFIRA A APRESENTAÇÃO COMPLETA DO TERMÔMETRO GRI

Conheça mais sobre o GRI Club


Por Henrique Cisman