Termômetro do mercado imobiliário brasileiro - junho

25 de junho de 2020Mercado Imobiliário
Na sua visão, como deve ficar o desempenho da economia brasileira nos próximos 12 meses?
Gr�fico 1
Em fevereiro de 2020, o grupo dos otimistas com a performance da economia nos 12 meses pela frente chegou a 88,4%, ligeiramente acima dos 87,4% observados no final de 2019 e superando o que se viu nos inícios de 2017 e 2018. No entanto, o resultado ficou aquém dos 96,7% de um ano atrás. Com o início do Coronavírus no Brasil, a perspectiva de desempenho da economia brasileira para os próximos meses piorou e quase 74% dos executivos acreditam que o desempenho será pior ou muito pior do que os últimos 12 meses. Mesmo com a piora de expectativa, mais de 26% acreditam que o resultado será semelhante ou melhor do que o último ano, restando otimismo na retomada econômica no segundo semestre. 

Como sua empresa está vivendo o atual contexto?

Gr�fico 1
Em fevereiro de 2020, 78,2% diziam que suas companhias estavam investindo e/ou ampliando negócios, o pico de toda série histórica do Termômetro do GRI, iniciada em 2015. 19,9% revelavam mais cautela, preferindo observar o cenário para depois tomar decisões. Apenas 1,9% reportava desinvestimento. Neste momento, o cenário mudou e mais de 57% dos executivos dizem que estão observando/aguardando para tomar uma decisão, seguidos por mais de 37,6% que continuam investindo e ampliando seus negócios. Apenas 4,6% está desinvestindo, um número relativamente pequeno dado os desafios do setor neste momento.

Qual a expectativa de resultados da sua empresa para os próximos 12 meses?


Em fevereiro de 2020, para 87,8% dos executivos, os resultados de suas empresas nos 12 meses a seguir seriam bons ou excelentes, um aumento de 2,7 pontos percentuais frente ao que a pesquisa registrou no trimestre passado. Há 4 anos, esse número era de somente 34,4%. Mesmo com a pandemia do Covid-19 o setor imobiliário ainda permanece com expectativa boa ou regular para os resultados de suas companhias neste ano. Esta parcela de executivos representa 88% das respostas. Apenas 1% dos executivos possui expectativa péssima de resultados.  

Qual a sua expectativa de desempenho do mercado imobiliário, de forma geral, para os próximos 12 meses?


A expectativa com relação ao setor melhorou no início do ano, se equiparando à referente às próprias empresas. Em fevereiro de 2020, 88,4% apontavam para evolução do mercado nos 12 meses pela frente, versus 82,1% no último mês de novembro. No início de 2016, somente 2,9% dos executivos tinham essa opinião. Mesmo com o cenário desafiador pela frente, a expectativa de mais de 75% é que o desempenho do mercado imobiliário seja bom ou regular, com apenas 20% esperando um cenário ruim.

Quais segmentos oferecem as melhores oportunidades neste momento?
(Ranking de 1 a 6)

- Galpões industriais & logísticos
- Residencial
- Loteamentos
- Escritórios
- Shopping center & varejo
- Hotéis

Há 12 meses, o ranking de ramos imobiliários prediletos para investimento seguia sem alteração, com residencial liderando a lista desde março de 2016, seguido dos ativos de galpões industriais & logísticos, escritórios, loteamentos, shopping & varejo e hotéis. Esse cenário mudou, com a liderança passando para o segmento de galpões industriais & logísticos, principalmente pelo impulso do setor de e-commerce no país. Seguem na sequência os setores de residencial, loteamentos e escritórios. Os setores de shopping & varejo e hotéis continuam em últimos, principalmente com a queda acentuada de performance neste primeiro semestre devido ao fechamento de maior parte dos estabelecimentos no país.. 

Para este termômetro, fizemos duas perguntas adicionais, para entender a expectativa de retomada do mercado imobiliário à patamares pré pandemia e quais os principais riscos no curto prazo para as empresas. Nota-se que a quase 70% dos executivos espera uma retomada a partir do ano que vem, seja no primeiro ou segundo semestre do ano. Para os mais pessimistas, a retomada só virá em 2022, seguido de uma pequena parte daqueles que ainda acreditam em uma retomada ainda em 2020. Em relação aos principais riscos para o mercado, nota-se que a instabilidade político-econômica tem um peso muito grande para muitos, seguido das perdas expressivas de cash flow que muitas empresas terão neste ano.

Veja abaixo mais detalhes:

Qual a sua expectativa para que o mercado imobiliário volte ao patamar pré pandemia de Covid-19?


Quais os principais riscos para o mercado imobiliário a curto prazo?

- Instabilidade no cenário político-econômico
- Perda expressiva de Cash Flow
- Baixa velocidade de vendas em função da perda de renda da população
- Redução da demanda por escritórios corporativos
- Redução das viagens de negócios impactando ainda mais a hotelaria no futuro
- Inadimplência dos contratos de locação
- Aumento expressivo de vacância
- Falta de funding
- Relativos a liquidez
10º - Nova onda de distratos nos contratos de imóveis residenciais
11º - Redução da demanda por apartamentos residenciais compactos ou studios


Pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de junho de 2020, com 109 executivos C-level do mercado imobiliário.