Setor imobiliário em 2019: IHG aposta em segmento econômico

InterContinental Hotels Group quer trazer a marca Avid, que promete serviços flexíveis e preços baixos, ao Brasil.

18 de janeiro de 2019Mercado Imobiliário
A expectativa de crescimento econômico do Brasil, intensificada com a chegada de um novo ano e nova administração federal, traz ao setor de real estate, em particular o ramo hoteleiro, novas perspectivas, conforme identificou a série 'Setor imobiliário em 2019' do GRI Hub, que ouviu os principais players dos diversos segmentos dessa indústria. 

O InterContinental Hotels Group (IHG) espera um 2019 positivo e aposta em uma nova marca no País, a Avid™, com a qual a rede internacional pretende entrar no segmento econômico nacional. "Nosso foco é crescer no País, principalmente nas cidades primárias, como São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Pretendemos trazer uma marca para competir no mercado econômico, que traz um conceito inovador e se encaixa ao perfil do brasileiro e no bolso do consumidor final", afirmou Ricardo Manarini, vice-presidente de Desenvolvimento do IHG no Brasil. 

Presente em Estados Unidos, Canadá, México e países da Europa, a Avid é um modelo de franquias e se propõe a oferecer serviços flexíveis a preços acessíveis. Apenas no mercado americano, já foram assinados mais de 150 contratos com interessados em investir em hotéis da nova marca. 

Atualmente, o IHG busca interessados em realizar investimentos no Brasil também. "Estamos procurando parceiros para desenvolver um volume maior de unidades [da marca]. Planejamos algo acima de cinco [empreendimentos] e há potencial para mais", disse Manarini ao GRI Hub, ao participar do Brazil GRI 2018, principal evento de líderes do setor imobiliário, realizado em novembro passado.

Tecnologia passa a ser prioridade

Outro foco da companhia hoteleira é investir cada vez mais na modernização de seus sistemas e serviços. "Estamos em um momento de mudança grande e profunda. Acabamos de criar um novo sistema de distribuição dos nossos hotéis, baseado na nuvem e que vai abrir conexão com todos os canais existentes e todos os tipos de linguagem [de programação], permitindo a comunicação entre todos os sistemas", continuou o executivo.

Segundo Manarini, a conversão tecnológica foi programada para a virada do ano de 2018 para 2019 em todos os 5.400 hotéis da rede. "Deixamos o sistema anterior, de quase 70 anos, e vamos para um todo moderno digital e que vai revolucionar a indústria", afirmou.

Além de permitir uma melhor experiência ao usuário, entre os benefícios da nova aplicação estão o acompanhamento do comportamento do hóspede e como trabalhar uma venda melhor. 

Momento de otimismo

Para o segmento de hospitalidade, em geral, Manarini também se mostrou otimista. "Temos uma perspectiva positiva, principalmente no curto prazo. Para o médio e o longo prazos, precisamos entender as ações do governo nos primeiros seis meses. De todo modo, estamos otimistas."

Para o IHG no Brasil, especificamente, ele prevê um crescimento de 10% ao longo de 2019. "Olhando para o RevPar [métrica calculada pela divisão da receita de apartamentos pelo total de apartamentos disponíveis no ano], esperamos um crescimento de pelo menos 10%, o que traria um resultado positivo para os hotéis e um aumento significativo em nossa margem. Contudo, isso ainda depende dos resultados econômicos".


Confira outros participantes da série 'Setor imobiliário em 2019':
Setor imobiliário em 2019: Accor prioriza expansão no Brasil
Setor imobiliário em 2019: VBI mantém postura cautelosa
Setor imobiliário em 2019: escritórios devem ver melhora
Setor imobiliário em 2019: Alphaville mira ritmo de retomada
Setor imobiliário em 2019: Ancar está de olho em aquisições
Setor imobiliário em 2019: BBP espera retomada de negócios
Setor Imobiliário em 2019: Hines prepara novos investimentos
Setor Imobiliário em 2019: CPPIB cogita novos parceiros
Setor imobiliário em 2019: Hilton traz novas marcas ao País

GRI Hotéis Brasil 2019
GRI Hotéis Brasil 2019

Os players do segmento de hospitalidade retomam as discussões sobre a indústria e perspectivas para os próximos meses na 5ª edição do GRI Hotéis Brasil, que acontece em maio em São Paulo. 

O evento reúne os principais tomadores de decisão do setor, incluindo investidores, operadores hoteleiros e desenvolvedores, em um ambiente propício para networking. Para participar, acesse o site do encontro