Setor imobiliário em 2019: escritórios devem ver melhora

Após ano difícil para esse mercado, Roberto Perroni, do Brookfield Property Group, prevê queda da vacância.

3 de dezembro de 2018Mercado Imobiliário
Melhores ventos são esperados para 2019 pelo setor imobiliário, que ensaia recuperação desde o início deste ano, mas cuja expectativa de mares tranquilos não se concretizou dentro do imaginado. Agora, com um novo governo federal e sua equipe econômica liberal, o cenário tende a ficar mais claro e os ânimos mais positivos. 

Em continuidade à série 'Setor imobiliário em 2019', o GRI Hub ouviu Roberto Perroni, CEO do Brookfield Property Group, e também Tiago Alves, CEO da Regus do Brasil, dois players fortemente atuantes no segmento de imóveis corporativos. Eles falam sobre o mercado de escritórios, o encerramento de 2018 e perspectivas para os próximos meses. As entrevistas foram realizadas durante a participação dos executivos no Brazil GRI 2018

Na avaliação de Perroni, 2018 foi um ano difícil para o segmento de escritórios. "Sentimos que os clientes estavam em um compasso de espera para entender como iam se desenrolar as eleições. A maioria dos negócios que vimos se fechar ao longo de 2018 já tinha sido iniciada em 2017, um ano melhor que este."


Roberto Perroni (Brookfield Property Group) | Crédito: Flávio Guarnieri

Isso aconteceu com a própria Brookfield, detentora de uma carteira de 288 imóveis comerciais ao redor do mundo. No Brasil, as transações no segmento corporativo realizadas pelo grupo em 2018 se pautaram fortemente em negociações prévias. "Tivemos um bom volume de locações, mas a maioria de oportunidades que já estavam em andamento", diz Perroni.

Ao olhar para a frente, ele acredita que "a definição do caminho político ajuda as empresas [ocupantes] a tomarem decisão. Além disso, ainda há um volume represado de companhias que procuram por espaços de maior qualidade."

A Regus – que opera no ramo de escritórios compartilhados, os chamados coworkings – também viveu um contexto desafiador. "O crescimento acelerado dos últimos três anos nos deu uma régua alta e temos que entregar esse resultado para a grande maioria dos empreendimentos que abrimos", analisa Tiago Alves.

Perspectivas para 2019

De acordo com relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 21 de novembro, o Produto Interno Bruto (PIB) do País crescerá 2,1% em 2019. Embora o número seja inferior ao da projeção anterior (2,5%), já representa uma perspectiva melhor do que a de 2018. A previsão do organismo para este ano foi mantida em 1,2%. 

Outro indicador animador para a economia foi a inclusão do Brasil entre os principais destinos emergentes de investimentos para 2019 pelo Credit Suisse em seu relatório global.

A retomada econômica, com impactos diretos em toda a cadeia imobiliária, impulsiona aumento da procura por novos espaços corporativos ou ampliação de da área ocupada.

Principal polo de negócios do País, a cidade de São Paulo tem atualmente uma taxa de vacância de 20,4% para empreendimentos comerciais de alto padrão, com perspectivas de diminuição a partir do próximo ano, segundo informe da NAI Brazil sobre o segundo trimestre. "Entre 2019 e 2020, a tendência é que os níveis de vacância voltem a cair. Estou confiante de que o mercado irá melhorar", prognostica Perroni.

 

"Entre 2019 e 2020, a tendência é que os níveis de vacância voltem a cair. Estou confiante de que o mercado irá melhorar" - Roberto Perroni, CEO do Brookfield Property Group


Na Regus, a previsão também é positiva. "Hoje, temos 74 unidades no Brasil. Agora, trabalhamos para chegar ao número 100 [em 2019]", diz Tiago Alves. A marca, que já possui 35 unidades nos principais bairros de São Paulo, pretende se expandir, principalmente, para outros mercados nacionais.             
        
"Esperamos um crescimento muito grande para as cidades secundárias, que são grandes, mas ainda não estavam no nosso tier 1 de operação, como Goiânia, Belém, Manaus e Florianópolis. Já operamos em 13 municípios, mas a ideia é chegar a pelo menos 20 cidades", detalha o CEO.


Tiago Alves (Regus) | Crédito: Flávio Guarnieri

Para o próximo ano, os planos incluem dez novos espaços em São Paulo, cerca de cinco no Rio de Janeiro e 15 espalhados por outras praças.

Confira outros entrevistados da série 'Setor imobiliário em 2019':
Setor imobiliário em 2019: Accor prioriza expansão no Brasil
Setor imobiliário em 2019: VBI mantém postura cautelosa


GRI Escritórios Brasil 2019 
GRI Escritórios Brasil 2019


O potencial do mercado de empreendimentos corporativos volta à pauta do GRI Club Real Estate durante a 5ª edição do GRI Escritórios Brasil. 

Além de discussões sobre os temas mais relevantes do segmento, o evento se caracteriza por um ambiente informal, propício ao networking e à identificação de potenciais parceiros de negócios.

Nas últimas edições do encontro, assim como Roberto Perroni e Tiago Alves, estiveram presentes nomes como Marcelo Fedak (Blackstone), Rafael Birmann (Birmann SA), Daniel Cherman (Tishman Speyer), Martín Jaco (BR Properties), Patricio Fuks (WeWork), Nelson Barbosa (Ex Ministro da Fazenda), Felipe Goes (São Carlos Empreendimentos e Participações), Paulo Millen (GTIS) e Adriano Mantesso (Ivanhoé Cambridge).

Para saber outros detalhes e como participar, acesse o site do evento.