Romeo Busarello (Tecnisa): marketing se tornou matemática

Matemarketing, martechs, jornada do consumidor e monogamia seriada são temas abordados pelo diretor da incorporadora.

28 de maio de 2019Mercado Imobiliário

Não é novidade para ninguém que o comportamento do consumidor se modificou dramaticamente nos últimos anos e segue se transformando, com consequências sentidas em toda a cadeia de negócios imobiliários. Nesse contexto, o marketing das empresas do setor vem tendo de mudar da água para o vinho.

"A vida do profissional de marketing hoje é matemática pura", diz Romeo Busarello, diretor de Marketing da Tecnisa, que foi um dos keynote speakers do Smartus Proptech Summit. O evento, realizado pela Smartus, empresa do GRI Group, aconteceu em 16 de maio em São Paulo.

Busarello atua há 18 anos na Tecnisa, portanto viveu na prática toda essa reconfiguração. Ele ressalta que, a partir dos avanços em coleta e análise de dados, tornou-se possível identificar os potenciais clientes num nível de detalhe antes inimaginável, ampliando-se largamente a assertividade das ações. "Chegamos na cor da meia do cliente", ilustra.


Romeo Busarello, diretor de Marketing da Tecnisa. Crédito: Flavio Guarnieri


Nesse novo mundo do "matemarketing", cercado de dados em tempo integral, trazer para perto startups inovadoras se tornou estratégia comum a grandes empresas. No caso da Tecnisa, há atualmente 42 'martechs', ou seja, startups de marketing, 'plugadas' em seu negócio, num ecossistema com metas ambiciosas.

"Hoje, geramos de 150 a 160 leads por dia. Queremos reduzir o excesso e os 'chutes' e passar a girar dez leads, convertendo todos", conta o executivo. "O futuro é anaítico", prognostica.

Nova jornada do cliente


Na Tecnisa, as portas de entrada para a compra de um apartamento se multiplicaram de quatro, há poucos anos, para 53 presentemente. "A jornada do cliente mudou imensamente nos últimos quatro a cinco anos", justifica o executivo.

Entre as principais transformações, está o aumento da expectativa de vida e da quantidade de divórcios e recasamentos. É o que Busarello chama de monogamia seriada, fenômeno que motivou a criação de uma célula específica para tratar do tema dentro da estrutura da companhia. "As pessoas terão de duas a três famílias ao longo da sua trajetória, considerando viver até 100 anos", afirma. "Entre 2000 e 2004, 34% dos que se casaram se divorciaram. Toda vez que alguém se divorcia, vendemos um apartamento a mais."

Além de se tornarem mais longevos, os indivíduos começam a se movimentar para garantir que esses anos 'extras' sejam plenos de experiências. Não à toa, 35% dos compradores de apartamentos pequenos da Tecnisa já têm mais de 50 anos. Experiência, em substituição à posse, é um mantra que vai se estendendo das faixas etárias mais baixas às mais elevadas.
 

Tudo vai virar plataforma


Romeo Busarello sustenta que, no novo cenário do mercado imobiliário, não haverá mais espaço para ineficiências – incluídas aí amplas verbas de marketing – e que uma reestruturação no modus operandi do setor vai se impor. "Tudo vai virar plataforma, não importa se você é incorporador, construtor. Os produtos estão se tornando avatares de serviços", analisa.

Entre as plataformas que mais vão impactar a economia – e real estate em particular –, o diretor da Tecnisa destaca Singu, 99, GetNinjas, Airbnb, DogHero e Rappi. Ele também aponta para uma nova tendência, de cooperativismo de plataforma, ou seja, empreendedores se associando para prestar serviços, em vez de aderir a uma plataforma existente e ter de dividir com ela sua receita.



 

GRI Residencial Brasil 2019

No próximo dia 18 de junho, incorporadores, investidores e outros diversos grandes players imobiliários se reúnem em São Paulo no GRI Residencial Brasil 2019. Na pauta, as transformações, as tendências, os desafios e o futuro do segmento. Conheça os detalhes da programação.