Players avaliam cenário e projetam rumos do setor de galpões

No GRI Industrial & Logística Brasil 2019, líderes desse ramo analisaram desafios e perspectivas de novos negócios.

21 de maio de 2019Mercado Imobiliário

A 5ª edição do GRI Industrial & Logística Brasil ocorreu nesta terça-feira (21 de maio) no Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers, reunindo altos executivos desse segmento imobiliário, incluindo investidores, proprietários, desenvolvedores, operadores e ocupantes de galpões.

A abertura do encontro foi realizada por Adriano Pitoli, chefe da Representação de São Paulo da Secretaria de Desenvolvimento da Industrial, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC), do Ministério da Economia. Ele abordou o momento econômico do País e a agenda microeconômica da SDIC, que inclui, entre outros aspectos, uma série de ações dedicadas ao setor da construção civil, como uma maior difusão do Building Information Modelling (BIM) e a integração dos cartórios de imóveis. 

Ao longo de todo o dia, foram analisados os tópicos fundamentais para avanços significativos nesse mercado, a exemplo dos desafios das operações, perspectivas para novos negócios e investimentos, e um panorama dos rumos do e-commerce e seus impactos sobre o setor. Foram também apresentadas pesquisas da CBRE e da SiiLA trazendo um retrato e perspectivas do mercado.

Players presentes compartilharam a visão de uma retomada de preços pela frente, a partir de equalização da relação oferta-demanda, e um grupo considerável sinalizou novos aportes. Diversos vêm espraiando sua atuação para fora do eixo Rio-São Paulo, mas se nota que a maioria dos grandes investidores ainda prefere se concentrar nos mercados mais consolidados, sobretudo o de São Paulo (raio de até 120 km da capital paulista).

Cases disruptivos

Cada vez mais frequentes no mercado imobiliário e de alto impacto no segmento de galpões e condomínios logísticos, cases disruptivos também foram analisados durante o GRI Industrial & Logística Brasil 2019; entre eles, a revolução digital da Souza Cruz, apresentada por Rafael Szarf, líder de Logística e Inovação da empresa, e a inovadora proposta da Loggi, com Francesco Losurdo, diretor de Crescimento para e-commerce da companhia.

No encerramento da conferência, os membros do GRI Club Estate e os outros participantes puderam conhecer detalhes da estratégia de distribuição da Natura, com destaque para o Centro de Distribuição São Paulo, altamente automatizado, em uma exposição de Nestor Felpi, diretor de Distribuição e Inovação da indústria de cosméticos. Nesta quarta-feira, o GRI Club dá continuidade a essa discussão em club meeting que será realizado na sede administrativa da Natura, seguida de visita guiada ao referido CD.

Participaram desta edição cerca de 120 empresários e investidores desse importante mercado de real estate, como Bruno Ackermann (Brookfield Property Group Brazil),  Hie Yeol Chae (Mirae Asset Global Investments), Ilan Nigri (Vinci Partners), Teodora Barone (UBS), Rodrigo Abbud (VBI Real Estate), Carlos Martins (Kinea Investimentos), Steven Mathieson (Hines) e Mauro Dias (GLP).

Também estiveram presentes representantes de grandes companhias ocupantes, a exemplo de Luis Kfouri (Magazine Luiza), Fernando Boscolo (Privalia), Leandro Bassoi (Mercado Livre), Pablo Pazos (Ricardo Eletro), Márcio Chammas (Netshoes), Sérgio Herz (Livraria Cultura) e Felipe Pavoni (Livraria Saraiva).

Transformação digital e mudança de mindset

Um dia antes, em um jantar vip para membros do GRI Club Real Estate, discussion co-chairs e patrocinadores do evento, o GRI Club Real Estate recebeu o convidado especial Gabriel Coelho, CEO da consultoria focada em inovação Empodere-se. Desde a fundação, em 2014, a companhia já prestou consultoria para mais de quatro mil intra-empreendedores.

Na ocasião, Gabriel Coelho falou sobre o processo de inovação e necessidade de mudança de mindset frente aos avanços decorrentes da quarta revolução, a chamada indústria 4.0, e os recentes impactos tecnológicos no mundo corporativo.