Pesquisa indica perfil do investidor imobiliário e objetivos com a aplicação

Rentabilidade e segurança do investimento estão entre os principais atrativos do setor

26 de março de 2021Mercado Imobiliário

Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica neste mês de março traz dados atualizados sobre o perfil do investidor imobiliário brasileiro - suas tendências de investimentos, motivos da aplicação e tipo de imóvel preferido.

De acordo com o levantamento, 13% dos respondentes já possuem imóveis como investimento. Entre aqueles que ainda não aplicam diretamente no mercado imobiliário, 57% afirmam possuir interesse em investir futuramente no setor.

Dentre as principais razões citadas para este investimento, estão a rentabilidade (49%) e a segurança (47%), sendo a locação o principal meio de retorno financeiro (54%). Já para os 14% que compram imóveis com intuito de valorização e revenda futura, 57% esperam um aumento entre 10% e 40% do imóvel.

Segundo a pesquisa, o tipo de imóvel preferido para investimento é o residencial (86%), seguido das salas comerciais (42%). A soma dos valores é superior a 100% devido aos 24% que investem em ambos. De acordo com as análises provenientes das respostas, notou-se que a preferência por imóveis residenciais como investimento é maior para quem possui menos imóveis em carteira.

Dentre as tipologias residenciais verticais (apartamentos), a mais citada é a de 2 dormitórios (33%), seguida pelos studios (25%). Contudo, os imóveis de 1 dormitório (22%) ou de 3 ou mais dormitórios (20%) também aparecem com uma participação significativa, ou seja, não há uma supremacia de um ou outro tipo. 

A Brain realizou um amplo debate sobre investimento imobiliário com os convidados Antonio Setin, fundador da Setin Incorporadora, Rodrigo Cardoso de Castro, sócio-fundador do Clube FII, e Rodrigo Klamt, sócio-diretor da XP Investimentos. Para ter acesso a mais dados da pesquisa e ver o debate, acesse o webinar “Perfil do investidor imobiliário”.

Por Henrique Cisman GRI Residencial para Renda eSummit