Nova oferta deve elevar a vacância em ativos logísticos

Indicador deve encerrar 2023 acima dos 11%, patamar ainda bastante positivo

20 de março de 2023Mercado Imobiliário
Um dos segmentos imobiliários mais atrativos para novos investimentos nos últimos três anos, o mercado logístico deve sofrer um aumento nas taxas médias de vacância ao longo do ano, em razão da nova oferta prevista. A projeção é realizada pela SiiLA e consta no ebook “Quais os próximos passos do mercado logístico no Brasil?”, elaborado pelo GRI Club.

Em 2023, estão previstos cerca de 3 milhões de metros quadrados de novos empreendimentos logísticos no país. Considerando a média efetivamente entregue nos últimos ciclos, estima-se que pouco mais de 2 milhões de metros quadrados estejam disponíveis até dezembro - e cerca de metade desse total pré-locada. 

Combinado com a média de estoque ocupado anualmente na série histórica, esse patamar de nova oferta deve resultar em subida da vacância para a casa dos 12%, variando para 11% no cenário mais otimista e para 13,4% no cenário mais pessimista. 

Outro destaque do relatório é o crescimento do mercado imobiliário logístico na região nordeste brasileira, que no ano passado superou a região sul e alcançou a segunda colocação em quantidade de metros quadrados (área bruta locável); o sudeste lidera com folga, próximo aos 18 milhões de metros quadrados construídos. 

Preencha o formulário a seguir para receber o ebook.
  Written by Henrique Cisman