Cresce disposição para investimento imobiliário na Colômbia

74% dos empresários sondados pelo GRI Club afirmam que suas empresas estão investindo, um aumento de 9 pp ante 2018.

20 de março de 2019Mercado Imobiliário

Três quartos dos líderes imobiliários atuantes na Colômbia dizem que suas empresas estão atualmente investindo e/ou ampliando negócios localmente. Trata-se de um crescimento de quase 9 pontos percentuais em relação ao que se via no mesmo período do ano passado. Os dados constam do Termômetro do GRI, que acaba de ser divulgado.

Os segmentos avaliados como mais atrativos são residencial, escritórios e shopping & varejo. Na sequência, vêm galpões.

A fatia dos que apontam para resultados bons ou excelentes de suas companhias nos próximos 12 meses é praticamente a mesma (76,74%) e ajuda a entender tal disposição para aportes. Todavia, nesse aspecto, houve uma queda de aproximadamente 5 pontos percentuais versus 2018, refletida em expansão da parcela dos que esperam números regulares (de 18,42% em 2018 para 23,26% em 2019).

Sentimento positivo

Quando questionados a respeito do desempenho do setor imobiliário como um todo no país, o otimismo é um pouco mais contido, mas ainda assim majoritário. Mais de 67% preveem performance favorável no ano pela frente, praticamente repetindo a estatística de 2018 (68,42%).

Para a economia, também predomina um sentimento positivo, com 53,49% apontando para melhora (ante 69,23% em 2018) e 44,19%, para manutenção do desempenho corrente. Apenas 2,33% entendem que pode haver piora.

O Termômetro do GRI capta, periodicamente, o humor dos líderes do mercado imobiliário em várias partes do mundo. Para esta pesquisa, o GRI Club ouviu 256 players com atuação na América Latina ao longo de fevereiro, sendo 44 especificamente na Colômbia. No ano passado, os dados do Termômetro do GRI foram base para matéria da GRI Magazine na qual era retratada a expectativa dos empresários de progressos na economia e aumento das atividades do setor de real estate em território colombiano.

Veja mais detalhes do Termômetro do GRI Club Real Estate Colômbia clicando na bandeira do Reino Unido no topo da página.


Confira os resultados do Termômetro do GRI para outros países da América Latina sondados agora em 2019:


Latin America GRI 2019




As perspectivas do setor imobiliário na América Latina, oportunidades de negócios e investimentos, e tendências que devem movimentar o mercado estarão em debate no Latin America GRI 2019, que acontece em 27 e 28 de março em Nova York. Saiba tudo sobre a programação e como participar, ao lado dos principais nomes da indústria de real estate na região.