Mobilidade urbana: qual o impacto sobre o setor imobiliário?

GRI Club debateu o tema em club meeting com Governo de SP, Grow, Lime, BKO, MAC, Yuny, GoodStorage e ASBZ Advogados.

1 de novembro de 2019Mercado Imobiliário
O GRI Club recebeu um grupo de membros e convidados especiais em 29 de outubro para conversar sobre a mobilidade urbana e seu impacto no mercado imobiliário. O encontro aconteceu na sede da ASBZ Advogados, em São Paulo, e teve a participação de nomes como Paulo Galli, secretário executivo do Governo do Estado de São Paulo, André Kwak, líder global de Assuntos Públicos da Grow (detentora das marcas Grin e Yellow), John Paz, gerente geral nacional da Lime, Joe Khzouz, CEO da BKO, David Ades, managing partner da MAC e Dalton Guedes, diretor de Incorporação da Yuny. Thiago Cordeiro, sócio-fundador e CEO da GoodStorage, moderou o debate.

Galli pontuou as iniciativas em andamento no Estado para contribuir para uma
mobilidade urbana mais fluída. Ele também antecipou as datas para audiências públicas de concessão de novas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do trem intercidades, que deverá ligar Campinas, Jundiaí e São Paulo. O secretário ainda falou sobre dificuldades burocráticas enfrentadas pelo governo e reiterou o compromisso com o diálogo público-privado em prol de melhorias. 

Já Kwak e Paz contaram detalhes sobre o perfil dos usuários de patinetes e bicicletas elétricas e defenderam que esses modelos disruptivos de mobilidade vieram para ficar e representam uma revolução na forma de pensar as cidades e viver nelas, além de proporcionar uma experiência lúdica e de observação do cenário urbano de diferentes maneiras. Durante toda a conversa, ficou clara a sinergia entre o transporte público e esses modais leves na última etapa do deslocamento das pessoas nos
grandes centros.

Khzouz, Ades e Guedes, por sua vez, relataram aos demais participantes como estão pensando empreendimentos imobiliários para a nova geração, que adota esses meios de locomoção e não deseja a propriedade – quer seja de carros ou imóveis –, e sim flexibilidade e praticidade para morar e se deslocar. Eles compartilharam várias experiências e estudos que suas companhias vêm realizando para entender as necessidades do público e desenhar novos produtos. Também compararam a realidade nacional à de grandes centros internacionais, evidenciando que faltam ao Brasil segurança e infraestrutura para que a mobilidade se espalhe e realmente conecte os bairros, as cidades e as pessoas. 

Cordeiro, a seu turno, tratou de questões relacionadas à micromobilidade na logística dos grandes centros urbanos. Ele destacou como outros países têm se adequado à demanda de cidades que favorecem crescentemente os pedestres e cada vez menos os carros.  

 

Brazil GRI 2019

Brazil GRI 2019

O futuro do mercado imobiliário nacional, principais desafios e tendências são pautas prioritárias da décima edição do Brazil GRI, que ocorre em novembro em São Paulo. Centenas de executivos com atuação na indústria brasileira de real estate estarão reunidos durante dois dias de networking informal e troca de conhecimento. Conheça a programação e inscreva-se.