Mercado financeiro mostra Selic caindo a até 4% em 2020

Perspectiva de novas reduções da taxa básica de juros impulsionam investimentos em fundos imobiliários

6 de dezembro de 2019Mercado Imobiliário

As projeções das instituições financeiras para a taxa básica de juros da economia brasileira em 2020 apontam para um consenso: além de seguir em patamar baixo, a Selic tende a registrar novas reduções, podendo cair a até 4%. 

O cenário favorece investimentos em renda variável, particularmente os fundos de investimento imobiliário (FIIs), que trazem ao investidor acostumado à renda fixa um componente de familiaridade e solidez – o lastro em imóveis e operações imobiliárias. 

Acompanhe as previsões:

Boletim Focus
De acordo com o mais recente Relatório Focus do Banco Central, que reúne a opinião de 100 das principais instituições financeiras atuantes no País, a Selic deve chegar a 4,5% em 2020. Se consideradas as previsões das cinco instituições com melhor índice de acerto nos últimos boletins, a diminuição promete ser ainda maior e a taxa ceder a 4%. 

XP Investimentos
Para a XP Investimentos, a Selic deve cair para 4,25% a partir de fevereiro de 2020 e seguir nesse patamar até o fim do ano.

Itaú BBA
As previsões do Itaú BBA indicam Selic a 4% no final de 2020 e ficando em média em 4,06% ao longo do ano. 

Bradesco
Sob o contexto mais favorável pós-reforma da Previdência, o Bradesco estima diminuição da taxa Selic para 4,25% em 2020.

Banco Votorantim
Para o Banco Votorantim, a Selic deve atingir a mínima histórica de 4% já no começo de 2020.

Banco Fibra
Conforme relatório do Banco Fibra, a taxa básica de juros deve chegar a 4% no primeiro trimestre de 2020. Os economistas do banco preveem que, dependendo das condições econômicas internacionais e da manutenção da inflação baixa no País, o Comitê de Política Monetária (Copom) pode decidir ao longo do ano por reduções ainda mais acentuadas. 

“Julgamos que, num cenário alternativo onde a atividade econômica exija estímulos adicionais para se acelerar, a política fiscal permaneça apertada e as condições globais permitam, o Copom poderia reduzir a taxa Selic para abaixo de 4% ao ano ainda em 2020, mas provavelmente após uma pausa no atual ciclo de afrouxamento monetário”, relata documento emitido pela instituição.

Banco Safra
As projeções do Banco Safra indicam que a Selic deve chegar a 4,5% na primeira metade de 2020, fechando o ano em 4%.

Banco Santander 
O Banco Santander estima que a taxa Selic será colocada em 4% ao final dos primeiros noventa dias de 2020, fechando o ciclo de queda.

Impacto direto em fundos imobiliários

A redução em andamento dos juros básicos da economia, que atingiram o menor nível da história em 2019, compromete a rentabilidade dos investimentos em renda fixa – preferidos de um grande contingente de investidores por muitos anos por oferecer baixo risco e, até então, retornos atrativos, atrelados a uma Selic de dois dígitos.

Esse novo contexto estimula o apetite por investimentos em renda variável, que oferecem possibilidades de rendimentos maiores, sujeitos a maior risco.

Guia dos Fundos Imobiliários

Fundos imobili�rios � Um guia completo para quem quer conhecer e investir nesse mercado

Material elaborado pelo GRI Club reúne as informações mais importantes para investidores que desejam conhecer os FIIs ou aprofundar seus conhecimentos para tomar melhores decisões de investimento.