Melhoria de processos é oportunidade imediata em blockchain

Estratégia permite avanços rápidos, ao passo que aplicação da tecnologia para criar algo novo envolve mais complexidade.

17 de junho de 2019Mercado Imobiliário

É notório que avanços tecnológicos como o surgimento do blockchain têm potencial para promover transformações amplas e disruptivas na economia – e, no caso do setor imobiliário, não é diferente. Ao mesmo tempo, grandes mudanças podem ser complicadas de se realizar. Diante desse dilema, um caminho importante para garantir progressos mais imediatos reside em aplicar as novidades no aperfeiçoamento de processos existentes.  

Trata-se de uma estratégia eficiente e relativamente mais fácil de ser colocada em prática do que a implementação de inovações a partir do zero, defende Carlos Rischioto, líder na área de Blockchain da IBM (Blockchain technical sales leader). "Melhorar os processos é fundamental e mais rápido do que inventar algo novo", diz ele, que participou de painel do Smartus Proptech Summit, realizado pela Smartus, empresa do GRI Group, em maio.

Carlos RIschioto, Blockchain Leader (IBM)
Carlos RIschioto,, líder na área de Blockchain da IBM | Foto: GRI Group/ Flavio Guarnieri

Nesse sentido, Rischioto destaca oportunidades iminentes que a tecnologia blockchain pode trazer ao setor imobiliário, a partir de um estudo da consultoria Deloitte ('Blockchain in commercial real estate –The future is here!') focado no segmento de imóveis comerciais. Entre elas, estão: evoluir nos processos de busca de propriedades, agilizar processos de due diligence pré-aluguel e viabilizar processos de tomada de decisão mais inteligentes.

Diversas plataformas vêm sendo criadas ao redor do mundo com vistas a capturar e viabilizar essas e outras oportunidades. Um dos exemplos discutidos no evento foi o da mexicana 100 Ladrillos, que, com a proposta de democratização da propriedade imobiliária, disponibiliza a compra e a venda de partes de imóveis, fazendo uso de blockchain.
 

Brazil GRI 2019

Brasil GRI 2019

Os usos e impactos da tecnologia no setor imobiliário estarão entre as principais temáticas em discussão no Brazil GRI 2019. O evento vai reunir os principais players do mercado atuantes no País para troca de experiências em novembro em São Paulo. Confira os detalhes da programação e como se inscrever. Confira os detalhes da programação e como se inscrever.