O DCC – Distribution Center Cajamar <br/ > Crédito: divulgação/GTIS Partners

Melhores projetos industriais & logísticos do País: case DCC

Unindo sustentabilidade e bem-estar, o Distribution Center Cajamar foi um dos finalistas do GRI Awards 2019.

14 de fevereiro de 2020Mercado Imobiliário

Com cerca de 80% do inventário de condomínios logísticos do Brasil e localização estratégica – endereço de centros de distribuição de gigantes de distintos ramos como Amazon e Carrefour –, a região Sudeste acaba de receber um novo projeto especulativo do segmento de imóveis industriais & logísticos. Localizado em Cajamar, o DCC – Distribution Center Cajamar traz a proposta inovadora de agregar conceitos de sustentabilidade e qualidade de vida para os colaboradores que ali atuam. O empreendimento foi entregue no final de 2019. 

Nesta série do GRI Hub com os 'Melhores projetos industriais & logísticos do País', todos
finalistas do GRI Awards 2019, você confere os diferenciais que fizeram do DCC – Distribution Center Cajamar um dos empreendimentos mais admirados pelo mercado, ao lado do built-to-suit (BTS) Mercado Livre, da GLP, e do Centro de Manutenção de Aeronaves da Latam Airlines, de RB Capital e Libercon Engenharia – este último consagrado como vencedor da premiação. 

Foco em qualidade de vida 

O DCC é uma parceria entre Etoile, GTIS Partners  e HTB Engenharia. São mais de 153 mil m2 de área total locável divididos em três blocos, em um terreno de 354 mil m2. 

O complexo atende a especificações técnicas de padrões construtivos e de tecnologia de armazenamento de mercadorias diversas, e agrega conceitos como preocupação com sustentabilidade e ambientes pensados para a promoção de bem-estar dos cerca de 2 mil colaboradores esperados quando o local estiver 100% ocupado. 

Entre os diferenciais, há um parque solar instalado. Com capacidade de 2.5 megawatts (MW) para consumo dos ocupantes, o empreendimento vai produzir energia limpa, renovável e sustentável para seu uso, possibilitando economia e maior previsibilidade nas contas de consumo de luz.

Como parte dos espaços de bem-estar e convivência, o condomínio logístico agrega restaurante, café, área de jogos, praças com equipamentos de ginástica ao ar livre e uma horta comunitária com sistema de compostagem.

"Aproveitamos o fato de termos um terreno muito extenso e um paisagismo bonito para incluir áreas do [setor] administrativo, refeitório e [espaços] de bem-estar voltados para a floresta, o que, além do visual [atrativo], traz tranquilidade em um segmento de muito trabalho", conta Stephen Tanenbaum, managing director da GTIS Partners Brazil. 

Uma das preocupações no desenvolvimento do empreendimento foi contemplar as especificações propostas pela CCR AutoBAn para promover um acesso adequado ao empreendimento, que fica na Rodovia Anhanguera. De acordo com o executivo da GTIS, junto com a concessionária, foi definida uma via de acesso (via retorno) que permite ao usuário se movimentar rapidamente pelos dois sentidos da pista, com destino à capital paulista ou ao interior do Estado, evitando o trânsito de Cajamar. "Vejo esse como um dos benefícios ao usuário. Quando retorna a São Paulo [por exemplo], não precisa sair da pista", comenta.

Expansão do e-commerce

Questionado sobre as perspectivas para o mercado de galpões industriais & logísticos, Stephen Tanenbaum afirma sentir os resultados positivos de 2019 e acreditar em um 2020 marcado por expansões. 

Para ele, embora o e-commerce esteja crescendo bastante, essa é ainda uma área relativamente pequena. Comparadas ao varejo tradicional, as vendas virtuais equivalem a apenas 10% do todo. Na avaliação do executivo, há espaço para ambos os segmentos.

Sobre as zonas geográficas mais atrativas para empreendimentos logísticos, Tanenbaum  relata que a GTIS Partners se volta principalmente para o eixo Rio-São Paulo. "É onde está a maior concentração dos nossos investimentos, pois gostamos da profundidade e liquidez desses mercados", aponta. Para Cajamar especificamente, ele percebe o aumento da diversidade de demanda por parte de distintos segmentos que buscam espaços climatizados, como os ramos farmacêuticos e alimentícios.
 
Conheça os cases dos demais finalistas do GRI Awards 2019 na categoria Melhor Projeto Industrial & Logístico:
Melhores projetos industriais & logísticos do País: Latam
Melhores projetos industriais & logísticos: Mercado Livre

GRI Industrial & Logística Brasil 2020

GRI Industrial & Logística Brasil 2020

Em 2 de junho, os principais tomadores de decisão do segmento de imóveis industriais & logísticos do País – incluindo investidores, proprietários, operadores de galpões logísticos, locatários e desenvolvedores – participam do GRI Industrial & Logística Brasil, em São Paulo. O encontro ocorre em um ambiente propício para networking. Confira os detalhes