<em>Hall</em> do empreendimento DOC Santana, em Porto Alegre<br/>Crédito: divulgação/Melnick Even

Melhores projetos corporativos do País: case DOC Santana

Prédio, em Porto Alegre, foi finalista do GRI Awards 2019 e reúne salas comerciais de alto padrão para saúde e serviços.

23 de janeiro de 2020Mercado Imobiliário
Com a proposta de oferecer salas comerciais de alto padrão para empresas e profissionais dos segmentos de saúde e serviços, o DOC Santana, situado em Porto Alegre, tem entre seus diferenciais um design elegante e minimalista, e o foco em sustentabilidade. Dotado de 14 pavimentos, o empreendimento da Melnick Even se tornou referência no mercado de escritórios e ficou entre os finalistas do GRI Awards 2019.

Confira as principais características desse case, que integra a série 'Melhores projetos corporativos do País' do GRI Hub. A série reúne os três
finalistas dessa categoria do GRI Awards, incluindo Workplace Experience, da IT’S Informov, o vencedor, e Lead Corporate, da Helbor e da Toledo Ferrari Incorporadora.  

Elementos do design

Componente fundamental do design do DOC Santana, a fachada do edifício foi desenhada em pele de vidro para proporcionar iluminação natural e redução do consumo de energia elétrica, além de alumínio composto, pastilha e granito para oferecer um acabamento sofisticado. 

O projeto surgiu quando vislumbramos a possibilidade de aquisição de um terreno de proporções relativamente pequenas em uma via de caráter comercial conhecida em Porto Alegre, porém pouco explorada, que conecta as zonas Norte e Sul da cidade. O processo de concepção levou em consideração fortemente esse caráter comercial, prevendo salas comerciais de tamanho padrão e fachada em pele de vidro, valorizando a frente para a avenida”, conta Marcelo Guedes, diretor de Incorporação da Melnick Even.

Ações voltadas à sustentabilidade 

Já no que toca à preocupação com a sustentabilidade, o DOC Santana adotou  ações para diminuir o impacto ambiental, como controle de iluminação externa nas áreas de jardim com uso de células fotoelétricas; distribuição racionalizada da iluminação com a utilização de sensores de presença; reservatório de reaproveitamento de água da chuva; e plano de gerenciamento de resíduos. 

Os investimentos realizados para desenvolver o empreendimento foram da ordem de R$ 17 milhões.

Perspectivas para o mercado de escritórios 

Em meio a um panorama de retomada do segmento de escritórios no País, com diferenças região a região, Marcelo Guedes se mostra otimista e compartilha uma visão promissora para esse ramo imobiliário em 2020. 

“Com os indicadores macroeconômicos atuais, a expectativa é de elevação da demanda por empreendimentos corporativos, resultando em boas perspectivas de médio e longo prazos”, declara.

 

GRI Escritórios Brasil 2020

GRI Residencial Brasil 2020

As tendências e estratégias de negócios que podem transformar o futuro do mercado imobiliário de escritórios fazem parte da programação do GRI Escritórios Brasil 2020. A sexta edição do encontro anual conta com a presença de líderes dessa indústria no País, reunidos em um ambiente de networking e expertise. Acompanhe as novidades da programação.

Conheça os cases dos outros finalistas do GRI Awards 2019 na categoria 'Melhor Projeto Corporativo':