Your application for a Courtesy Membership is under review

We have just received your information and we will get back to you shortly. Check out the steps below:

Information sent


2

Application in analysis


3

Feedback email


4

Complimentary access activated

* Required fields
I confirm that I have read and agree to the Terms and Conditions of GRI Club
Divulgação
Real Estate

Média do cap rate para escritórios de SP fecha 2018 em 8,85%

Número ficou acima do registrado em 2017, segundo plataforma de pesquisa SiiLA Brasil, membro do GRI Club.

2 MIN READ January 31, 2019

A média do cap rate (taxa de retorno que uma propriedade de investimento vai gerar com base no seu valor de mercado atual) para escritórios de alto padrão (Classes A+ e A) em São Paulo fechou o ano de 2018 em 8,85%, segundo dados da plataforma de pesquisa SiiLA Brasil.

O número ficou acima do registrado em 2017, quando a média foi de 7,89%, e vem acompanhando a perspectiva da retomada do mercado de imóveis paulista.

"Um valor mais alto de cap rate implica perspectivas mais altas de retorno sobre o investimento em propriedades e, portanto, um nível mais baixo de risco do ponto de vista do investidor”, explica o CEO da SiiLA Brasil, Giancarlo Nicastro.

“Em São Paulo, ao longo do ano de 2018, a taxa de ocupação dos escritórios cresceu período a período, fechando o 4º trimestre em 79,5% - o melhor índice registrado nos últimos anos, indicando a retomada do setor de imóveis comerciais brasileiros após um período de recessão dos anos anteriores”, completa o executivo.
 
Sobre cap rates

O cap rate é a taxa de retorno que uma propriedade de investimento vai gerar com base no seu valor de mercado atual.

Em tradução literal, o termo em inglês “cap rate” significa “taxa de capitalização” que, por ser calculada em porcentagem, permite comparar o investimento feito em imóveis com outros tipos de investimento, como a poupança, tesouro direto, ações, fundos imobiliários etc.

A taxa de capitalização, ou cap rate, é a razão da Receita Operacional Líquida (NOI, na sigla em inglês) pelo preço de venda ou o valor patrimonial do ativo. 
 
Tipos de Cap Rates:

• Cap rate estabilizado:
Esta versão da taxa de cap rate é a que mais se aproxima das expectativas de retorno do comprador. É calculada considerando-se a receita de aluguel que a propriedade deve gerar em uma base estabilizada, dividida pelo preço de compra, menos qualquer aluguel abaixo do mercado, ou qualquer custo para estabilizar (por exemplo, melhorias para o inquilino, carência, comissões de aluguel ou melhorias de capital).

• Cap rate Ano 1:
O cap rate ano 1 é calculado dividindo-se o total de receita operacional líquida (NOI, sigla em inglês) que a propriedade deve gerar no ano seguinte à data de venda, menos quaisquer custos amortizados associados à locação do imóvel.

• Cap rate brasileiro:
Esta taxa de cap rate é calculada pela receita total que a propriedade é capaz de gerar no ano seguinte à venda, dividida pelo preço de compra. Ela não inclui quaisquer ajustes de vacância, despesas do proprietário, comissões, ou de mais despesas.?
 
SiiLA Brasil e GRI Club Real Estate

A SiiLA Brasil é membro do GRI Club Real Estate. A SiiLA Brasil, plataforma de dados, análises e network do mercado imobiliário comercial brasileiro, traz a análise de cap rates para todas as transações de vendas de imóveis (escritórios, condomínios logísticos e shopping centers) de todas as transações registradas no seu sistema. 


Fonte: SiiLA Brasil



Este artigo é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do GRI Hub.

Related News