Divulgação
Português

Média do cap rate para escritórios de SP fecha 2018 em 8,85%

2 MIN READJanuary 31, 2019
A média do cap rate (taxa de retorno que uma propriedade de investimento vai gerar com base no seu valor de mercado atual) para escritórios de alto padrão (Classes A+ e A) em São Paulo fechou o ano de 2018 em 8,85%, segundo dados da plataforma de pesquisa SiiLA Brasil.

O número ficou acima do registrado em 2017, quando a média foi de 7,89%, e vem acompanhando a perspectiva da retomada do mercado de imóveis paulista.

"Um valor mais alto de cap rate implica perspectivas mais altas de retorno sobre o investimento em propriedades e, portanto, um nível mais baixo de risco do ponto de vista do investidor”, explica o CEO da SiiLA Brasil, Giancarlo Nicastro.

“Em São Paulo, ao longo do ano de 2018, a taxa de ocupação dos escritórios cresceu período a período, fechando o 4º trimestre em 79,5% - o melhor índice registrado nos últimos anos, indicando a retomada do setor de imóveis comerciais brasileiros após um período de recessão dos anos anteriores”, completa o executivo.
 
Sobre cap rates

O cap rate é a taxa de retorno que uma propriedade de investimento vai gerar com base no seu valor de mercado atual.

Em tradução literal, o termo em inglês “cap rate” significa “taxa de capitalização” que, por ser calculada em porcentagem, permite comparar o investimento feito em imóveis com outros tipos de investimento, como a poupança, tesouro direto, ações, fundos imobiliários etc.

A taxa de capitalização, ou cap rate, é a razão da Receita Operacional Líquida (NOI, na sigla em inglês) pelo preço de venda ou o valor patrimonial do ativo. 
 
Tipos de Cap Rates:

• Cap rate estabilizado:
Esta versão da taxa de cap rate é a que mais se aproxima das expectativas de retorno do comprador. É calculada considerando-se a receita de aluguel que a propriedade deve gerar em uma base estabilizada, dividida pelo preço de compra, menos qualquer aluguel abaixo do mercado, ou qualquer custo para estabilizar (por exemplo, melhorias para o inquilino, carência, comissões de aluguel ou melhorias de capital).

• Cap rate Ano 1:
O cap rate ano 1 é calculado dividindo-se o total de receita operacional líquida (NOI, sigla em inglês) que a propriedade deve gerar no ano seguinte à data de venda, menos quaisquer custos amortizados associados à locação do imóvel.

• Cap rate brasileiro:
Esta taxa de cap rate é calculada pela receita total que a propriedade é capaz de gerar no ano seguinte à venda, dividida pelo preço de compra. Ela não inclui quaisquer ajustes de vacância, despesas do proprietário, comissões, ou de mais despesas.
 
SiiLA Brasil e GRI Club Real Estate

A SiiLA Brasil é membro do GRI Club Real Estate. A SiiLA Brasil, plataforma de dados, análises e network do mercado imobiliário comercial brasileiro, traz a análise de cap rates para todas as transações de vendas de imóveis (escritórios, condomínios logísticos e shopping centers) de todas as transações registradas no seu sistema. 


Fonte: SiiLA Brasil



Este artigo é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do GRI Hub.
Related News
←  SHARE
Real Estate
GRI
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message