Português
Locatários e proprietários: como equilibrar interesses?
3 MIN READFebruary 06, 2019
Como equilibrar os interesses de locatários e proprietários de imóveis corporativos? Encontrar denominadores comuns que atendam às necessidades de ambos os lados é uma tarefa fundamental e contínua, que ganha ainda mais relevância no momento atual.

Por um lado, as empresas ocupantes têm nos imóveis uma das suas maiores despesas, no geral apenas superada pela folha de pagamento, e buscam formas de minimizar esse gasto. Além disso, vêm aderindo a novas tendências de espaços corporativos, priorizando, além da localização, escritórios flexíveis, com áreas comuns favoráveis à integração dos colaboradores e que atendam a demandas da vida moderna e da cultura do compartilhamento – por exemplo, com oferta de bicicletários e outros serviços.

Os proprietários, por sua vez, além de oferecer propriedades ajustadas a essa realidade, consideram a perspectiva de retomada dos aluguéis, comprimidos nos últimos anos, de baixa, criando assim condições para um retorno mais alinhado às expectativas de seus investimentos.

Colocar ambos os lados frente a frente para encontrar soluções eficazes e produtivas em termos bilaterais é sempre o melhor caminho. Essa interação tem sido facilitada, entre outros aspectos, pelo crescente movimento de profissionalização da gestão imobiliária por parte de grandes empresas. Vê-se cada vez mais, em multinacionais e corporações brasileiras, a criação de estruturas de Corporate Real Estate, especializadas nesse aspecto. 

"Trata-se de uma necessidade de toda as empresas, multinacionais ou não, que tenham mais de uma planta. A partir do momento em que se diversifica a ocupação e se passa a usar mais de um espaço ao mesmo tempo, a conta da estrutura da companhia para ter um profissional de real estate já faz sentido", avaliou Gabriella Marques, líder de Leasing & Asset Management da Tishman Speyer, em reportagem sobre o tema publicada pela GRI Magazine no início de 2018

Essa é uma das grandes discussões que o GRI Escritórios Brasil 2019 vai trazer, reunindo grandes players ocupantes e proprietários para dialogar e construir, juntos, soluções para relações produtivas e duradouras. Saiba mais sobre a programação e veja como participar desse grande evento, que acontece em São Paulo em 13 e 14 de março. 


Related News
←  SHARE
Real Estate
GRI
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message