Locatários e proprietários: como equilibrar interesses?

Encontrar soluções que atendam a ambos os lados é desafio contínuo e crescente.

6 de fevereiro de 2019Mercado Imobiliário
Como equilibrar os interesses de locatários e proprietários de imóveis corporativos? Encontrar denominadores comuns que atendam às necessidades de ambos os lados é uma tarefa fundamental e contínua, que ganha ainda mais relevância no momento atual.

Por um lado, as empresas ocupantes têm nos imóveis uma das suas maiores despesas, no geral apenas superada pela folha de pagamento, e buscam formas de minimizar esse gasto. Além disso, vêm aderindo a novas tendências de espaços corporativos, priorizando, além da localização, escritórios flexíveis, com áreas comuns favoráveis à integração dos colaboradores e que atendam a demandas da vida moderna e da cultura do compartilhamento – por exemplo, com oferta de bicicletários e outros serviços.

Os proprietários, por sua vez, além de oferecer propriedades ajustadas a essa realidade, consideram a perspectiva de retomada dos aluguéis, comprimidos nos últimos anos, de baixa, criando assim condições para um retorno mais alinhado às expectativas de seus investimentos.

Colocar ambos os lados frente a frente para encontrar soluções eficazes e produtivas em termos bilaterais é sempre o melhor caminho. Essa interação tem sido facilitada, entre outros aspectos, pelo crescente movimento de profissionalização da gestão imobiliária por parte de grandes empresas. Vê-se cada vez mais, em multinacionais e corporações brasileiras, a criação de estruturas de Corporate Real Estate, especializadas nesse aspecto. 

"Trata-se de uma necessidade de toda as empresas, multinacionais ou não, que tenham mais de uma planta. A partir do momento em que se diversifica a ocupação e se passa a usar mais de um espaço ao mesmo tempo, a conta da estrutura da companhia para ter um profissional de real estate já faz sentido", avaliou Gabriella Marques, líder de Leasing & Asset Management da Tishman Speyer, em reportagem sobre o tema publicada pela GRI Magazine no início de 2018

Essa é uma das grandes discussões que o GRI Escritórios Brasil 2019 vai trazer, reunindo grandes players ocupantes e proprietários para dialogar e construir, juntos, soluções para relações produtivas e duradouras. Saiba mais sobre a programação e veja como participar desse grande evento, que acontece em São Paulo em 13 e 14 de março.