Inovação e grandes mudanças devem marcar futuro imobiliário

Gabriel Coelho, CEO da consultoria focada em inovação Empodere-se, fala sobre a importância do processo de mudança.

6 de junho de 2019Mercado Imobiliário
A disposição para inovar e promover soluções criativas, a abertura para novos aprendizados e o entendimento de que é necessário investir em transformações internas – incluindo a formação de colaboradores para a transformação do mindset por meio de ferramentas como o design thinking – serão a base de sustentação e sobrevivência no mundo corporativo, o que inclui players do mercado imobiliário, prognostica Gabriel Coelho, CEO da consultoria focada em inovação Empodere-se.

Em entrevista ao GRI Hub, ele apontou como acredita que será o futuro das corporações e das relações de negócios. Coelho foi o convidado especial do jantar promovido pelo GRI Club a membros, discussion co-chairs e patrocinadores do evento GRI Industrial & Logística Brasil 2019, ocorrido no mês de maio.

"Acredito que veremos uma grande transformação nesse mercado porque o modo de viver das pessoas está mudando rapidamente. Antes, elas construíam a vida em um único bairro, com um planejamento de 30 anos. Hoje, isso não vai acontecer. Portanto, como eu crio novos modelos de negócios para real estate, entendendo esse nicho [novos consumidores], suas diferentes necessidades e anseios?", questiona.

"Vejo iniciativas interessantes acontecendo, como a Vitacon – uma empresa que entendeu que o futuro será de serviços e não tijolos. Outro profissional de que gosto bastante é Romeo Busarello, [diretor de Marketing] da Tecnisa, que tem feito movimentos interessantes [na indústria]", exemplifica.

Para os próximos anos, Gabriel Coelho prevê a existência de diferentes tipos de serviços e produtos para cada momento da vida do consumidor. "Acredito que a tendência será criar serviços diferentes, novos formatos para momentos distintos da vida e para novas formas de consumo. Há dez anos, pensaríamos na possibilidade de uma casa concorrendo com um hotel? Mas, de repente, surge o Airbnb. Muito ainda está por vir", declara.

Especialista em auxiliar companhias a implementar uma cultura de inovação, o fundador da Empodere-se alerta ainda para o fato de que, nos próximos, anos a concorrência não será mais entre incorporadoras, mas sim entre diferentes tipos de players.

Consultoria em inovação

Por meio de um método chamado win-win, a consultoria comandada por Coelho visa conectar os diferentes stakeholders de uma companhia por meio de metodologias como design thinking, ciência das redes, user experience, e service & business design.

Entre os cases citados por ele, estão a VLI Logística, que atua no setor logístico brasileiro, e o do Grupo Saint Gobain, proprietário de diversas marcas voltadas ao setor da construção civil, como a varejista Telha Norte.

"Para o Saint Gobain, o desafio proposto era a atração dos melhores talentos, em um mundo em que todos querem trabalhar com startups. Como fazer isso? Criamos um programa em que cada trainee era protagonista, como se fosse iniciar uma startup para resolver um problema de alto impacto da companhia, de seu líder", conta.

Gabriel Coelho traz ainda uma advertência aos profissionais corporativos, que, de forma geral, precisarão "desaprender e reaprender. A maioria dos executivos ainda tem dificuldades para essa transformação, procura continuar em sua zona de conforto, mas é preciso estar aberto a realmente entender as mudanças pelas quais o mundo está passando". Outro fator fundamental, para o setor público e também para a iniciativa privada, será um maior investimento em educação, estimulando a formação de novas habilidades, incluindo senso crítico, investigativo e empático, e agilidade para tomada de decisões.

GRI Shoppings & Retail Brasil 2019

GRI Shoppings & Retail Brasil 2019

Nesta quinta-feira (06 de maio), o GRI Club Real Estate volta a debater o futuro do segmento de shoppings no GRI Shopping & Retail Brasil 2019. O evento reunirá os principais executivos desse segmento, incluindo investidores, desenvolvedores, varejistas e construtores.


Além das discussões, o objetivo central é trocar ideias e experiências, analisar o momento da indústria e o que vem pela frente, identificar oportunidades de negócios e possíveis parcerias. Saiba os detalhes no site do evento.