Incorporadoras e loteadoras avançam em adoção de tecnologia

Aproximação com startups é peça-chave nesse processo. É o que fez, por exemplo, a Alphaville Urbanismo.

21 de junho de 2019Mercado Imobiliário
Incorporadoras residenciais e loteadoras investem cada vez mais na implementação de soluções tecnológicas em seus empreendimentos novos e preexistentes, com vistas a estimular a valorização dos ativos e uma melhor experiência dos moradores. Entre as novidades que vêm sendo adotadas, estão o uso de cercas elétricas digitais e sistemas de análise preditiva e o estabelecimento de parcerias com marketplaces e aplicativos de delivery.

Para viabilizar esse salto tecnológico, a aproximação com startups inovadoras ligadas ao setor imobiliário, conhecidas como proptechs, é uma da estratégias mais empregadas. É o que fizeram, por exemplo, a Tecnisa, com seu programa Fast Dating, e a Alphaville Urbanismo, por meio do Alpha Inova, lançado em 2017.

Case Alpha Inova

O Alpha Inova funciona basicamente em duas etapas: na primeira, ocorrem a filtragem e a seleção de empresas com foco em inovação; na segunda, as escolhidas passam a desenvolver produtos para aplicação em empreendimentos da loteadora, buscando maximizar a eficiência operacional dos condomínios e explorando tecnologias que atendam a processos variados da cadeia do negócio, desde construção, vendas e serviços até o uso final.  

“As empresas precisam incentivar esses espaços [de inovação]. Para explorar e inovar, é preciso ter essas ferramentas disponíveis, pensar no tema e tornar isso possível", disse Patricia Hulle, superintendente de Negócios da Alphaville Urbanismo, em participação no Smartus Proptech Summit. O evento foi realizado em março pela Smartus, empresa do GRI Group.

<span class=Patricia Hulle" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Patricia_Hulle_2019_6_11_19_22_59_1560280979.jpg" style="height:70%; width:70%" title="Patricia Hulle" />
Patricia Hulle, superintendente de Negócios da Alphaville Urbanismo | Crédito: GRI Group / Flávio Guarnieri

A executiva destaca que o relacionamento com as startups trouxe benefício financeiro, operacional e organizacional à Alphaville. "Mudamos a cultura da companhia”, declarou.

Algumas das soluções viabilizadas por meio do Alpha Inova até aqui abarcaram reúso de água e tecnologias de drenagem, facilitação de crédito imobiliário, desburocratização da gestão de documentos e integração da comunidade – por meio de um aplicativo, o MyVillage, voltado à troca de pertences e à comunicação entre os condôminos.

Também estão em desenvolvimento na Alphaville, via outra iniciativa, a Alpha Labs – espécie de laboratório interno que desenvolve ideias inovadoras propostas por funcionários da companhia para aplicação em seus empreendimentos –, soluções nas áreas de prospecção de terrenos, iluminação com telegestão, marketplace e compartilhamento de bicicletas, entre outras. As ferramentas se pautam em tecnologias variadas, passando por inteligência artificial, chatbot, análise de dados, automatização, digitalização e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).

Brazil GRI 2019

Brazil GRI 2019

O que há de mais importante para o futuro do mercado imobiliário no Brasil, incluindo importantes inovações e novas estratégias de negócios, estará na agenda da décima edição do Brazil GRI, que acontece em novembro em São Paulo. O evento reúne os líderes dos diversos segmentos da indústria imobiliária nacional, passando por escritórios, industrial e logística, shopping e varejo, residencial, hotéis e loteamentos, em um ambiente informal e propício ao networking. Confira os detalhes da agenda, nomes confirmados e como participar.