GRI Unique encerra 2019 falando sobre transformação digital
Especialistas Marco Mendes (AON) e Marcelo Coutinho abordaram os impactos das novas tecnologias aos distintos negócios.
É inegável que a tecnologia impacta os mais distintos negócios; portanto, cada vez mais é necessário entender a importância de aderir à transformação digital e se abrir a correr riscos nesse ambiente. Essa foi uma das mensagens centrais da terceira e última edição do GRI Unique Dinner em 2019, intitulada 'Digital Transformation'. Realizado em 28 de novembro em São Paulo, o jantar promovido pelo GRI Unique, nova divisão do GRI Group, trouxe os especialistas Marco Mendes (AON) e Marcelo Coutinho para abordar o tema.
A abertura do evento surpreendeu os participantes, com a apresentação de Henry Vargas e Klauss Durães, jovens ilusionistas reconhecidos mundialmente. No show 'O impossível é uma ilusão', os artistas proporcionaram uma experiência de entretenimento diferenciada, em que se pode vivenciar uma nova realidade.
A incorporação das tecnologias ao universo dos negócios e como elas permitem enxergar os fatos a partir de uma nova percepção foram questões abordadas pelos mágicos de forma descontraída e repleta de momentos de interação.
Novos ativos
Em um clima leve, o 'GRI Unique Dinner – Digital Transformation' seguiu com a apresentação de Marco Mendes, Cyber Insurance developer da AON. O especialista iniciou o painel com uma reflexão sobre os usos da tecnologia, que podem ser benéficos ou não, e ressaltou o impacto das inovações nos negócios.Como exemplo, ele citou a evolução do mercado e das principais marcas do mundo entre os anos de 1975 e 2018, período em que os ativos mais valiosos passaram de tangíveis a intangíveis.
O consultor tratou da aplicação da transformação digital no dia a dia e também recordou a essencialidade dos setores imobiliário e de infraestrutura, fundamentais para a existência de todos os outros demais negócios. "Quando falamos de transformação digital, trata-se de melhores maneiras de realizar um negócio, entregar um produto ou serviço, empregando tecnologia", disse.
Segundo Marco Mendes, a transformação digital nada mais é do que e integração da tecnologia em procedimentos, processos, contato com parceiros, clientes e também dentro da própria companhia.
Nesse ambiente, Mendes estimulou os participantes do evento a aplicarem a transformação digital em seu cotidiano, utilizando as informações existentes e os dados obtidos para facilitar e otimizar os serviços prestados. Ao discorrer sobre riscos no caminho, ele advertiu, porém, sobre a necessidade de um planejamento. "É preciso ter um plano e entender que haverá mais erros do que acertos no percurso."
Novas percepções
Marcelo Coutinho, coordenador do mestrado profissional da Fundação Getulio Vargas (FGV), corroborou a importância de arriscar e relembrou cases emblemáticos, como o da Nokia, que ano a ano foi perdendo a liderança do mercado de aparelhos para telefonia celular ao não incorporar inovações aos negócios.Para as indústrias de real estate e infraestrutura, Coutinho falou sobre o potencial de investimentos em startups, por meio de fundos de investimentos, por exemplo, e de como novas percepções podem resolver problemas antigos. "É preciso enxergar novas formas de identificar soluções. A visão de nossas empresas para a resolução de problemas nos trouxe até aqui, mas hoje não ocorre da mesma maneira. Há um novo desafio", enfatizou.
GRI Unique
O GRI Unique foi criado no início do ano para oferecer a um público seleto, de executivos C-level dos setores imobiliário e de infraestrutura – membros do GRI Club e convidados –, experiências diferenciadas, imersivas e descontraídas, desenhadas para proporcionar networking, ganhos de know-how e reflexão sobre temas fundamentais para o dia a dia dos negócios, sempre de uma forma criativa.O jantar de novembro, especificamente, agregou, no espaço Villa Bisutti Cardoso de Melo grandes nomes de ambos os mercados, e teve o patrocínio de Livelo, Vivo, Cel.Lep, Global Talent e Access.Run. Participaram nomes como Daniel Cherman (Tishman Speyer), Eduardo Takahashi (AON), Gustavo Schmidt (Volkswagen Brasil), Juan Pablo Forno (Honeywell), Mauro Rial (Accor) e Wolfgang Schwerdtle (GIC).
Nota de redação: matéria atualizada em 02/12/2019