GRI Club Real Estate recebe secretário da Habitação de SP

Flavio Amary abordou os planos do governo João Doria e as principais iniciativas de sua secretaria.

19 de fevereiro de 2019Mercado Imobiliário

O primeiro club meeting do GRI Club Real Estate Brazil em 2019 ocorreu nesta terça-feira, 19 de fevereiro, com a participação especial do secretário da Habitação do Estado de São Paulo, Flavio Amary

Realizado no Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers, o encontro teve como foco o programa de habitação estadual e iniciativas da administração João Doria para desburocratizar processos, a exemplo dos trâmites para a concessão de licenças a empreendimentos imobiliários. Ele recordou que a maioria dos trâmites se dá no âmbito municipal, mas "o Estado pode incentivar as cidades a criar uma legislação mais específica para que se consiga simplificá-los".

"Estamos trabalhando em diversas frentes para implementar [as propostas de governo], como uma forte atuação na regularização fundiária e na continuidade do programa da CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo], com a construção estimada de 40 mil unidades [habitacionais] ao longo deste quadriênio", adicionou.

Ele, que deixou o posto de presidente do Secovi-SP para assumir o cargo no governo paulista, também ressaltou as iniciativas em prol da digitalização das diversas atividades da sua pasta.

Parcerias com o setor privado

Entre as iniciativas abordadas pelo secretário, esteve o recém-lançado programa Nossa Casa, que será viabilizado em conjunto com prefeituras de todo o estado e com investimentos do setor privado. O projeto prevê 60 mil unidades habitacionais para a população carente. O processo de desenvolvimento prevê benefícios aos incorporadores residenciais. Estão em análise, entre outros aspectos, a concessão dos terrenos destinados aos empreendimentos, isenções tributárias – a exemplo do ITBI – e flexibilizações urbanísticas. 

"O conceito do programa é aproveitar o conjunto de ativos municipais, com aporte do Estado [de R$ 1 bilhão] e investimento privado a fim de que consigamos ampliar a oferta de moradias, numa ação complementar à CDHU", detalhou Amary. 

Outro tema discutido no encontro do GRI Club foi a continuidade e reformulação das atuais parcerias público-privadas (PPPs) da Habitação. De acordo com Flavio Amary, a PPP do Centro, primeira do tipo – lançada pelo então governador Geraldo Alckmin em 2014 e que prevê a construção de 14.124 moradias no centro expandido de São Paulo –, continua em andamento. Já a PPP Nova Cidade Arbol – em uma área localizada nos municípios de Arujá, Guarulhos e Itaquaquecetuba – deverá ser remodelada, devido à falta de interesse privado.

Entre os pontos questionados pelos membros do clube quanto à atuação da secretaria, estiveram também ações de reabilitação urbana e formas de viabilizar outros projetos de subsídios no âmbito estadual para diminuir mais rapidamente o déficit habitacional, como a possibilidade de uma alternativa ao Minha Casa Minha Vida. 

Ao todo, cerca de 40 executivos das algumas das principais empresas do setor imobiliário estiveram presentes no encontro, incluindo Adriano Mantesso (Ivanhoé Cambridge), Eduardo Moraes (Quasar Asset Management), Giuliano Ricci (VBI Real Estate) e Vitor Bidetti (Integral Brei Real Estate), entre outros.

GRI Residencial Brasil 2019

Oportunidades de negócios e diversos temas relacionados ao segmento residencial voltam à pauta do GRI Club Real Estate no Brasil durante a 5ª edição do GRI Residencial, que ocorre em junho em São Paulo. 

O evento reunirá os principais tomadores de decisão do setor, incluindo investidores, desenvolvedores e bancos, em um ambiente propício para networking. Veja os detalhes e como participar no site do evento