GRI Club e EBP Brasil fazem pesquisa sobre sustentabilidade em real estate

Há um interesse crescente no tema, o que pode acelerar o amadurecimento do setor

6 de outubro de 2022Mercado Imobiliário
Em parceria com a EBP Brasil, o GRI Club realizou uma pesquisa com seus membros de real estate para identificar o interesse e a maturidade dos líderes das companhias na agenda de sustentabilidade e neutralidade de carbono no setor. As questões foram elaboradas pelos especialistas Victor Vanin e Vinicius Ambrogi. 

A iniciativa nasceu após um club meeting realizado no primeiro semestre que tratou da sustentabilidade nos empreendimentos imobiliários e das diferentes certificações existentes mundo afora, tendo como pano de fundo a chegada da Certificação Minergie ao Brasil. 

Foram realizadas oito perguntas aos executivos, tais como quais os aspectos que mais preocupam nas questões ambientais relativas ao desenvolvimento imobiliário, o grau de preocupação e maturidade nas temáticas de consumo energético e estratégia Net Zero, assuntos monitorados na relação com a cadeia de fornecedores e a relevância da sustentabilidade nas negociações com financiadores. 

Cadastre-se na newsletter de mercado imobiliário do GRI Club e receba 1x por semana as principais notícias do setor no Brasil

Em linhas gerais, nota-se que há um interesse crescente dos líderes das companhias pela agenda sustentável do ponto de vista ambiental, porém ainda há poucas ações práticas neste sentido. Destaca-se, por exemplo, a avaliação do ciclo de vida (ACV) para a construção, a qual 70% dos respondentes afirmam querer conhecer, mas ainda não aplicam em sua atividade. 

Mais um dado importante é que segundo 35% dos participantes, os assuntos relacionados à temática ambiental estão na pauta das negociações com bancos e outros agentes de financiamento com alta frequência e bastante relevância; por outro lado, 80% reconhecem não saber muito sobre as compensações de emissões de gases do efeito estufa (GEE). 

O uso eficiente da água lidera a lista de preocupações das companhias, seguido pelo uso eficiente de energia e pelo consumo de energias renováveis. 

CLIQUE AQUI para conferir a apresentação da pesquisa na íntegra. 

Conheça mais sobre o GRI Club


Por Henrique Cisman