Futuro do segmento de escritórios em análise no GRI Club

A 5ª edição do GRI Escritórios Brasil abordou os principais temas dessa indústria e potenciais parcerias e negócios.

14 de março de 2019Mercado Imobiliário
O panorama econômico para a tomada de decisão, as novas tendências e tecnologias aplicadas ao segmento de escritórios, e oportunidades de negócios e investimentos mirando o futuro próximo e o longo prazo estiveram entre os principais tópicos analisados durante o GRI Escritórios Brasil 2019. O evento reuniu hoje, em São Paulo, cerca de 130 altos executivos, empresários e investidores dessa indústria. 

Neste ano, o painel de abertura contou com a participação de Fábio Tadeu Araújo, sócio da Brain Inteligência Corporativa, Gesner Oliveira, sócio do GO Associados, e Tiago Alves, COO da Regus para América Latina e CEO no Brasil.
 
Novas tendências e cenário econômico

Na exposição da Brain Inteligência Corporativa, Araújo traçou um panorama do mercado de escritórios compartilhados e sua recente expansão. De acordo com levantamento apresentado (produzido pela organização Coworking Brasil), em 2015 havia 238 unidades de co-workings no Brasil. Em 2018, foram registrados 1194 empreendimentos do tipo.

Nesse contexto, Araújo analisou como as novas tendências e mudanças no perfil da população demandam ao mercado de escritórios a aplicação de novas práticas e estruturas flexíveis, voltadas a bem-estar, produtividade e engajamento.



Fábio Araújo (Brain Inteligência Corporativa) | Crédito: Flavio Guarnieri

Na sequência, Gesner Oliveira abordou o cenário político-econômico do País, a configuração do atual governo e os desafios da gestão Jair Bolsonaro. Ao retomar dados das administrações passadas, ele destacou o atual momento nacional, a demanda reprimida de investimentos em infraestrutura e o capital político do novo mandatário nacional, fatores que juntos tornam o cenário positivo e de "muitas oportunidades".

"A equipe econômica foi desenhada de uma forma muito sólida e tem uma direção clara. Não há divergências internamente e claramente há o objetivo de promover reformas. Não há dúvidas", ressaltou o especialista, entre outros pontos.
 


 Gesner Oliveira (GO Associados) | Crédito: Flavio Guarnieri

Tiago Alves trouxe a perspectivas e impactos causados pelos millennials no mundo corporativo. "A demanda mudou e o mercado imobiliário tem que se adequar", disse o executivo, que acaba entrar para o conselho do GRI Club Real Estate no Brasil, representando a Regus (grupo IWG), como parte de uma nova parceria estabelecida com o clube na região das Américas. Um dos principais pontos do acordo é justamente ampliar o aporte de conteúdo sobre escritórios flexíveis e co-working, expertise do grupo, em eventos do clube, como ocorreu no GRI Escritórios. 
 


Tiago Alves (Regus) | Crédito: Flávio Guarnieri

Realizada no Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers, a 5ª edição  do GRI Escritórios Brasil contou com a presença de reconhecidos líderes do segmento de imóveis corporativos, como Gustavo Pellicciari (CCDI), Roberto Perroni (Brookfield Property Group Brazil), Rafael Birmann (Birmann S/A), Daniel Cherman (Tishman Speyer), Thiago Costa (HSI - Hemisfério Sul Investimentos), Rodrigo Borelli (BR Properties) e Francisco Lopes (Participações Morro Vermelho). ???

Principais discussões 

No total, foram realizadas 15 discussões e apresentações sobre os temas mais desafiadores dessa indústria e os principais tópicos para nortear novos negócios e investimentos no segmento de escritórios. Tratou-se, por exemplo da relação entre proprietários e ocupantes, das perspectivas dos fundos imobiliários (FIIs) e das perspectivas dos mercados paulista e carioca. Além disso, houve análises de cases inspiradores, como o Faria Lima Plaza, um empreendimento imponente que deverá ser entregue em 2021 e promete ser um novo ícone do mercado imobiliário, localizado no Largo da Batata, ponto estratégico da capital paulista.

Novos termos como inovações tecnológicas, economia colaborativa, smart buildings e Internet das Coisas (IoT, em inglês) foram uma constante na pauta do encontro, que terminou com uma apresentação de Alexandre Vasques, executivo da área de Inovação (Advanced Analytics & IoT – Global Black Belt LatAm) da Microsoft. Entre outros pontos, ele abordou como o digital twin, um dos conceitos mais disruptivos da atualidade, já está sendo aplicado ao mercado imobiliário.
 


Sala de discussão durante o GRI Escritórios Brasil 2019 | Crédito: Flávio Guarnieri
 
Momento de descontração
 
Um dia antes, a programação foi oficialmente iniciada com um jantar exclusivo para membros do clube, co-chairs e patrocinadores do evento. Com a presença de Tallis Gomes, fundador dos aplicativos Easy Taxi e Singu, a ocasião foi oportuna para dialogar sobre o impacto das inovações tecnológicas no cotidiano da população e no mercado imobiliário. 

Eleito em 2017 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês) como o jovem empreendedor mais inovador do mundo e reconhecido pela 'Forbes 30 under 30', Gomes compartilhou detalhes de sua jornada e os desafios que enfrentou ao escalonar uma empresa em quatro continentes, em mais de 30 países.
 
"Foi uma honra para o GRI poder propiciar essa ocasião aos participantes do GRI Escritórios e contar com a presença de um jovem brilhante como Tallis Gomes", afirmou Robinson Silva, líder do GRI Club para Mercado Imobiliário no Brasil.
 

Agenda do GRI Club Real Estate
 
As atividades do GRI Club Real Estate no Brasil continuam com uma programação intensa ao longo de todo o ano. Você pode conferir os próximos eventos do clube e outros detalhes no site do clube