Fusões e aquisições movimentam setor hoteleiro

Compra da Belmond pela Louis Vuitton e outras transações vêm mudando cenário global e na América Latina.

1 de fevereiro de 2019Mercado Imobiliário
A compra da rede Belmond pelo grupo francês Louis Vuitton movimentou recentemente o mercado hoteleiro global – e também o da América Latina, onde fica um de seus empreendimentos mais emblemáticos, o Copacabana Palace. Com a operação, a grife passará a deter os 26 hotéis de luxo da Belmond. A transação, de US$ 3,2 bilhões, deve ser concluída agora no primeiro semestre de 2019.

A aquisição dos empreendimentos hoteleiros por parte da empresas de outros segmentos, particularmente de moda, não é de todo nova, e tem se configurado como tendência. Bvlgari e Armani também já estão presentes nesse mercado, demonstrando forte interesse pelo ramo das experiências.

Outras fusões e compras de relevo têm sido observadas no cenário da hotelaria mundial nos últimos anos e meses. "Adquirimos o grupo [chileno] Atton, que opera em Chile, Colômbia, Peru e Estados Unidos [Miami] e vamos transformá-los em hotéis Pullman, Novotel e MGallery. Isso tem um impacto enorme", afirma Patrick Mendes, CEO da AccorHotels na América do Sul. 

Considerada uma das principais redes em todo o mundo, a Accor tem se mobilizado para acelerar sua expansão na América Latina. "Acreditamos que as aquisições que fizemos nos últimos cinco anos – incluindo o Grupo Posadas, os contratos da BHG, as negociações que temos agora com o grupo HI Cia e a Atton – ajudam a dar uma visibilidade muito grande para a Accor na América do Sul", completa o executivo, que falou com a equipe do GRI Hub durante o Brazil GRI 2018

Marriott, Wyndham Worldwide e Choice são outras gigantes do mundo hoteleiro a ampliar sua presença globalmente, com foco expressivo em países latino-americanos. Com a aquisição da Starwood Hotels & Resorts, o Marriott International, por exemplo, tornou-se a maior cadeia do segmento. 

Entre os planos da Marriott em solo latino-americano, revelados na série 'Setor imobiliário em 2019' do GRI Hub, está a previsão da chegada da marca Moxy Hotels – lançada no último ano em Medellín, Colômbia – a outras localidades da região, caso do Brasil. 

Chegada de players asiáticos 

Outros movimento observado com atenção pelo mercado hoteleiro nos últimos tempos foi o desembarque de players asiáticos em várias localidades. Eles vêm adquirindo cadeias ao redor do mundo. Por exemplo, em agosto de 2018, a companhia controlada pelo governo chinês Jin Jang anunciou a compra de 51% da Radisson Hospitality, rede que no mesmo período expandiu seu time de Desenvolvimento Regional.

"Os novos membros da equipe terão um papel vital na condução bem-sucedida dos esforços de desenvolvimento em toda a América Latina, o que é fundamental para a estratégia de crescimento da empresa nas Américas", disse a Radisson em nota divulgada à imprensa em julho passado. 

Ainda na nota, Terry Sanders, diretor de Desenvolvimento para as Américas do Radisson Hotel Group, ressaltou que a as novas lideranças contratadas ajudariam "não apenas a  executar, mas também acelerar a estratégia de crescimento na América Latina, conforme delineado em plano estratégico de cinco anos”.

O grupo tailandês Minor, por sua vez, passou a deter 94% da espanhola NH Hoteles, que atua há mais de 20 anos na América Latina, com mais de 60 hotéis. Na mesma época, a companhia anunciou reestruturação na região, com o objetivo de consolidar sua estratégia de negócios no Mercosul – Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, este último membro-associado do bloco regional. 
 

GRI Hospitality Latin America 2019

A América Latina aparece entre os focos dos principais grupos hoteleiros mundiais. Novas oportunidades de negócios, contato com investidores e análise de potenciais aquisições e fusões na região devem ser abordados pelos players dessa indústria durante o GRI Hospitality Latin America 2019, evento promovido pelo GRI Club Real Estate nos dias 27 e 28 de março em Nova York, integrado ao Latin America GRI 2019.

O GRI Hospitality Latin America GRI 2019 se debruçará sobre os desafios do mercado em países como Brasil, México, Colômbia, Chile, Argentina e Peru. Saiba mais.

Veja também detalhes do Latin America GRI 2019.