FIIs - O que pensa o investidor e como obter bons resultados nesse momento?

21 de maio de 2020Mercado Imobiliário
Em mais um eMeeting promovido pelo GRI Club, executivos do mercado imobiliário brasileiro se reuniram para discutir as perspectivas e visões de futuro para o mercado de Fundos de Investimento Imobiliário. 

A reunião online contou com pesquisa exclusiva da Brain, em parceria com o Clube FII e o GRI Club, seguida de uma discussão, sobre o panorama de mercado. Qual o perfil e maturidade dos investidores em FIIs no país? Quais foram as motivações de compra e venda de cotas nos últimos meses? O que podemos esperar sobre diferentes setores, gestores e retornos esperados? Em que proporção há maior atração dos FIIs em relação a outros investimentos? Que fundos foram mais sucedidos? Quais classes de ativos se mostram mais resilientes neste momento? 

Essas e diversas outras questões foram discutidas na tarde de terça-feira (19/05) com mais de 80 nomes do setor para compartilhar percepções e experiências. Confira abaixo os principais pontos discutidos:

Acompanha com exclusividade a pesquisa apresentada pela Brain, em parceria com o Clube FII e GRI Club, aqui

Resumo

Com grande movimentação em 2019, a expectativa de retomada da economia nos primeiros meses do ano e uma redução na taxa básica de juros, o mercado de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) era tido com um dos principais mercados com ciclo de crescimento futuro no número de investidores e emissões de novos fundos e follow-ons, com projeções positivas no Brasil.

No entanto, diante do cenário atual, em que muitas classes de ativos do mercado imobiliário foram afetadas, o investidor de FIIs mudou seu sentimento nos últimos meses, entre março e maio. Mesmo que a pandemia não tenha mudado os motivos pelos quais levam alguém a investir neste mercado, principalmente pelo rendimento mensal, diversificação de carteira de investimentos, isenção de Imposto de Renda (IR), milhares de investidores tiveram que mudar suas estratégias para buscar novas oportunidades em relação ao risco x rentabilidade. 

Tais reflexos puderam ser vistos na mudança da confiança dos investidores nos últimos meses. Em março, dentre os mais de 800 investidores que colaboraram com a pesquisa, 66% esperavam crescimento, 31% estabilidade e 3% retração do mercado. Para maio, este cenário mudou, e os números foram de 19%, 37% e 44% respectivamente, numa queda elevada de confiança para o crescimento futuro e expectativa de retração nos próximos meses. Consequentemente, mudanças foram feitas nas carteiras da maioria dos investidores, que buscam ativos mais resilientes como os galpões logísticos e se afastam de fundos de tijolo de hotéis e shoppings, os setores mais afetados pela pandemia. Mesmo com essas mudanças, a rentabilidade ainda esteve dentro das expectativas da maior parte dos investidores, mesmo que alguns dividendos mensais tenham sido suspensos, já que muitos também investem na bolsa de valores, que foi bastante afetada nos últimos meses. 

A pesquisa mostrou que segmento de FIIs acaba sendo um mercado com melhores expectativas se comparado aos demais, já que perdeu menos proporcionalmente em relação à outros tipos de investimento. Além disso, os investidores continuam sua estratégia, mesmo com mudanças na carteira, cada vez mais diversificada e com novas oportunidades de rentabilidade. A expectativa é de crescimento para os próximos anos, com a retomada do mercado e volta da satisfação na rentabilidade mensal.

Após a apresentação, os gestores de FIIs levantaram o ponto de que a pesquisa dos últimos meses está muito alinhada com os reflexos e impactos que estão sentindo no mercado e compartilharam suas expectativas para a retomada dos FIIs ao patamar pré pandemia. Veja abaixo quais são as expectativas:

Pergunta: Qual a expectativa de retomada dos FIIs ao patamar pré pandemia do Covid-19?
Respostas:
- Em até 3 meses - 5,9%
- Em até 5 meses, 5,9%
- Em até 7 meses - 15,7%
- Apenas no primeiro semestre de 2021 - 39,2%
- Apenas no segundo semestre de 2021 - 33,3%
- Outro - 0%

*Pesquisa realizada com 80 executivos sênior do mercado imobiliário no dia 19/05/2020.

Nota-se que a maioria ainda permanece cautelosa em relação a uma retomada neste ano, já que o momento, marcado pela incerteza e instabilidade, ainda não levou à uma conclusão de qual o verdadeiro impacto na economia brasileira. Mesmo que algumas regiões estejam retomando suas atividades, a grande preocupação é até quando o isolamento social atual continuará e por quantos meses mais ainda sofreremos economicamente, sem a retomada do mercado. 

A apresentação da pesquisa foi feita por Fábio Araújo (Brain) e o debate contou com a participação de André Freitas (Hedge Investments), Augusto Martins (Credit Suisse Hedging-Griffo), Leandro Bousquet (Vinci Partners), Rossano Nonino (Ourinvest), entre outros. 

A agenda do GRI Club Real Estate no Brasil 

A agenda de eMeetings do GRI Club Real Estate no Brasil para 2020 já está disponível.
Conheça o que vem pela frente e programe-se.