FIIs devem ter nova evolução em 2020, indica pesquisa

Para 66% dos ouvidos pelo Termômetro do GRI, captação e desempenho de fundos imobilários serão melhores ao longo do ano.

27 de fevereiro de 2020Mercado Imobiliário

Após o recorde de captação registrado em 2019 (R$ 35,77 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a Anbima), os fundos de investimento imobiliário (FIIs) devem ter um ano de 2020 mais uma vez auspicioso. É o que pensa a maioria dos líderes imobiliários ouvidos pelo GRI Club em fevereiro, em uma rodada especial da pesquisa Termômetro do GRI. 

Para 66,5%, vai haver evolução no desempenho e na captação desses veículos nos próximos 12 meses frente ao período anterior. Há um semestre, o grupo que apontava para alguma ou significativa melhora no ano pela frente era ainda maior, de 86,5%.

Os fundos de recebíveis imobiliários, conhecidos como ‘fundos de papel’, prometem liderar os lançamentos e follow-ons no futuro imediato, seguidos pelos FIIs de renda. 

Entre os diferentes segmentos imobiliários, escritórios e galpões industriais & logísticos tendem a ser os principais alvos de FIIs em 2020, dizem os líderes do mercado de real estate consultados pelo GRI Club. Mas há uma novidade: o setor residencial subiu uma posição nesse ranking na comparação com agosto de 2019, superando shoppings & varejo.

O Termômetro do GRI é uma pesquisa trimestral do GRI Club que mede o humor de empresários, altos executivos e investidores do ramo imobiliário. No Brasil, a sondagem é feita desde 2015. Participaram desta rodada especial, focada em fundos imobiliários, mais de 150 grandes nomes. Em agosto de 2019, o GRI Club já havia realizado uma sondagem específica sobre o cenário de FIIs.