Fazenda da Grama lança praia artificial em momento de alta do surfe brasileiro

Inédito no mundo, projeto foi idealizado pela KSM Realty e executado pela Libercon Engenharia com tecnologia Wavegarden

10 de agosto de 2021Mercado Imobiliário

O primeiro ouro da melhor campanha da história do Brasil nas Olimpíadas veio com o surfista Italo Ferreira, no dia 27 de julho, uma madrugada de terça-feira. Poucos dias depois, no final daquela semana, a KSM Realty inaugurou a Praia da Grama, complexo localizado no condomínio de alto padrão Fazenda da Grama, em Itupeva, a cerca de uma hora de distância de São Paulo. 

Executado pela Libercon Engenharia com tecnologia da empresa espanhola Wavegarden Company, o projeto de ondas privativas é inédito no mundo. “Havia quatro projetos parecidos, um na Suíça, outro na Coreia do Sul, outro na Inglaterra e mais um na Austrália, mas com uma característica de utilização urbana. Foi realmente um desafio de inovação no mercado imobiliário e o próprio time da Wavegarden ficou impressionado e muito feliz com o resultado”, explica o sócio da Libercon, Hailton Liberatore

A Praia da Grama tem 28 mil metros quadrados de espelho d’água, o que equivale a 2,6 vezes o estádio do Maracanã. A tecnologia produz 30 tipos diferentes de ondas, das mais fáceis - para iniciantes - até tubos que se aproximam de dois metros de altura, para profissionais, a uma frequência de 900 ondas por hora. A orla tem quase um quilômetro de extensão e é formada por um tipo especial de areia que não esquenta com a incidência solar.

Orla tem cadeiras e bangalôs para que os moradores e visitantes possam contemplar a Praia da Grama. Foto: Divulgação/Libercon

Idealizador do projeto, o sócio e CEO da KSM Realty, Oscar Segall, conta ao GRI que uma série de fatores o fez apostar na ideia, como a dificuldade para as pessoas irem à praia e a insegurança. O ineditismo também foi importante, principalmente pensando no público jovem: “Adolescentes e jovens que preferiam ir à Maresias ou frequentar baladas em São Paulo agora têm um entretenimento próprio em um condomínio fechado no interior”, afirma.

O complexo também possui quadras de beach tennis e vôlei de praia, piscinas naturais e uma piscina com raia de 25 metros para a prática de natação, além de academia, spa completo com saunas, salas de massagem, espaço mulher e jacuzzi, restaurantes, uma loja de surfe e espaços para eventos, tudo isso disposto em forma de anfiteatro para que os ambientes tenham vista para a praia e as ondas, as grandes estrelas do projeto.

Complexo tem quadras de beach tennis e vôlei de areia com vista para as ondas. Foto: Divulgação/Libercon

Piscina com raias de 25 metros também tem vista para a Praia da Grama. Foto: Divulgação/Libercon

Para Liberatore, todo o processo de execução foi intenso e único: “A complexidade de tudo o que tinha que ser feito, os controles incríveis, a batimetria para gerar as ondas com perfeição, tudo isso foi um desafio intenso e uma enorme satisfação de ‘fazer uma praia’. A gente tem vários desafios no portfólio da Libercon, mas esse foi bem diferente”, avalia. 

Antes de ser inaugurada, a Praia da Grama foi testada e aprovada por grandes nomes do surfe brasileiro, dentre os quais está o bicampeão mundial Gabriel Medina. “Eles adoraram o brinquedo e pareciam crianças, ficaram horas, o dia inteiro. Para quem é surfista, a gente percebeu que traz um aperfeiçoamento, além de que não precisa procurar lugar e época do ano onde vai ter onda. Realmente foi uma diversão, deu para perceber claramente o prazer que eles tiveram em usar”, revela o sócio da Libercon.

Segundo Segall, o efeito foi quase imediato e a Fazenda da Grama tem atraído o interesse de consumidores de todo o mundo: “Tem pessoas da Califórnia, do Cairo, da Flórida, de El Salvador, do Uruguai, enfim, muita gente nos procurando porque é um ambiente que replica de fato uma praia, isso gera um impacto global no posicionamento porque é o único no mundo com esses atributos dentro de um condomínio fechado”, diz o CEO da KSM Realty.

Antes de ser oficialmente inaugurada, a Praia da Grama foi testada por surfistas profissionais. Foto: Divulgação/KSM Realty

De olho em outros projetos, a gestora de ativos imobiliários fechou parceria exclusiva com a Wavegarden Company no Brasil pelos próximos dez anos: “Depois do sucesso na Praia da Grama, a gente acredita muito nessa âncora que traz valorização imobiliária no entorno ou no empreendimento em si e a gente vai continuar olhando para expandir e ter mais dessas praias espalhadas pelo país do surfe”, acrescenta Segall. 

Situado em um área de 3,2 milhões de metros quadrados, a Fazenda da Grama já tem cerca de 120 residências construídas e entra agora na quarta fase de comercialização dos lotes. O empreendimento conta ainda com uma agrofloresta de 60 mil m² com trilhas, árvores frutíferas, hortas e uma área reservada para colmeias de abelhas que não atacam e produzem mel. 

Já a Libercon Engenharia foca suas atenções em dois projetos residenciais desenvolvidos pela Libcorp, braço de incorporação da companhia, além de um projeto corporativo de um investidor em São Paulo. O carro-chefe continuam sendo os galpões logísticos, cuja demanda cresceu 40% no ano passado em relação a 2019. “Com a questão da pandemia, é notório que o e-commerce explodiu a demanda, que vem se mantendo”, diz Liberatore.

“São galpões logísticos que têm alta tecnologia embarcada. Antes, de certa maneira, eram pontuais os investimentos em relação à tecnologia dentro do galpão, e hoje a gente vê que várias empresas estão investindo forte. São valores, às vezes, equivalentes ou até maiores do que a própria construção dos galpões”, encerra o executivo.

Por Henrique Cisman