Imagem de capa<label style="color:#fff;">Crédito: GRI Club / Flávio Guarnieri<label>

Evento do GRI sobre fundos imobiliários ganha nova edição

Agenda do Fórum GRI de Fundos Imobiliários 2019 busca aprofundar conhecimentos de investidores sobre esse mercado.

17 de junho de 2019Mercado Imobiliário

O mercado de fundos imobiliários (FIIs) vive um momento bastante favorável no Brasil, em muito reflexo dos juros baixos – Selic no menor nível da história do País e tendente a permanecer nesse patamar ou sofrer novas quedas. Por outro lado, boa parte dos investidores – sobretudo as pessoas físicas, que seguem como a grande maioria dos que fazem aportes nesse tipo de veículo – ainda carece de maiores informações para tomar decisões embasadas e acertadas. Atentas a esse hiato, algumas organizações vêm promovendo iniciativas para levar maior conhecimento ao público investidor. É o caso da própria B3 e também do GRI Club, que, pelo segundo ano consecutivo, realiza o Fórum GRI de Fundos Imobiliários.

“Uma das principais questões debatidas durante as últimas reuniões do Comitê de FIIs do GRI Club Real Estate foi a lacuna no grau de conhecimento dos investidores brasileiros em relação à indústria de fundos imobiliários no País. Esta que é segunda edição do encontro foi pensada justamente para ajudar a superar essa deficiência, aportando know-how a esse público”, comenta Robinson Silva, líder do GRI Club para Mercado Imobiliário no Brasil.

Para o evento deste ano, que acontece em 21 de agosto no Hotel Transamérica, em São Paulo, são aguardados mais de 1000 participantes, incluindo experts como Adeodato Netto (Eleven Financial Research), Augusto Martins (CSHG), Leandro Bousquet Viana (Vinci Partners), Martín Jaco (BR Properties), Regis Dall’Agnese (RB Capital), Rodrigo Cardoso de Castro (Clube FII), Thiago Oliveira (JHSF Participações), Tony Volpon (UBS) e Arthur Vieira de Moraes (FGV).

Especialista internacional

Um dos destaques da programação será a presença de Jim Sullivan, presidente da Green Street Advisors. Como keynote speaker, ele falará sobre a indústria de Real Estate Investment Trusts (Reits), modelo ao qual os FIIs se assemelham e que já está bastante consolidado nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos. Que lições aprendidas lá fora podem ser aplicadas aqui? Ele responderá a essas e outras importantes questões durante sua apresentação.

Outros pontos altos do evento serão discussões acerca das perspectivas econômicas nacionais, levando em conta aspectos como a agenda de reformas e o ambiente político; desafios e estratégias de crescimento dos FIIs no País, incluindo as realidades de fundos especializados, como os de shoppings e de industrial e logística; benefícios e outras questões tributárias de grande relevo aos investidores; e impactos de alterações legislativas recentes, em particular a resolução nº 4661/18 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que, entre outros pontos, proíbe Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) de investirem diretamente em imóveis.

No ano passado, o Fórum GRI de Fundos Imobiliários também tratou de temas fundamentais ao mercado de FIIs e atraiu um público de aproximadamente 1000 investidores. Entre outros nomes, estiveram presentes o professor Arthur Vieira de Moraes, Zeina Latif (XP Investimentos), Carlos Kawall (Banco Safra), Rafael Cortez (Tendências Consultoria), Marcelo Hannud (XP Asset), Carlos Alberto Correa (Sonae Sierra), Ricardo Antoneli (GLP), Rodrigo Borelli (BR Properties), Rossano Nonino (Ourinvest Real Estate), Vitor Bidetti (Integral Brei Real Estate), Cesar Nasser (Goodman), Claudio Dall'acqua Jr (Iguatemi), Roberto Perroni (Brookfield Property Group) e Camila Detomi (Credit Suisse Hedging-Griffo).

Além do fórum, o GRI tem se empenhado na implementação de outras iniciativas em prol de um maior desenvolvimento da indústria de FIIs no Brasil, como a criação de seu comitê de fundos imobiliários, integrado por alguns dos mais importantes players desse segmento; o lançamento de uma coluna sobre o tema no GRI Hub, com artigos de membros do comitê; e a promoção de discussões em âmbitos variados, sejam club meetings ou painéis de eventos setoriais. O GRI Club também estruturou, em janeiro de 2019, em parceria com o Veirano Advogados, um white paper com recomendações para a evolução do dos FIIs no País.

Mais informações

Conheça mais sobre agenda do Fórum GRI de Fundos Imobiliários 2019 e saiba como participar.

Fórum GRI de Fundos Imobiliários 2019