Edu Lyra: visitar favela permite 'enxurrada de insights'

CEO da Gerando Falcões sugere experiência a empresários interessados em ações sociais e conhecer demanda desse público.

16 de julho de 2019Mercado Imobiliário

Visitar uma favela. Essa é a principal recomendação de Edu Lyra, CEO da organização social Gerando Falcões, a empresários do setor imobiliário tanto para estarem mais aptos a contribuir para transformações sociais quanto para entenderem como é a vida real desse estrato da população e suas demandas – inclusive por imóveis.

"Ir à favela permitirá uma enxurrada de insights", afirma ele, que participou de jantar que abriu a programação do GRI Residencial Brasil 2019. Nascido em uma favela e com um pai que acabou se envolvendo com o crime, o próprio Lyra se tornou um exemplo de superação e é hoje um dos empreendedores sociais mais admirados do País. Lidera a Gerando Falcões, que apoia famílias de comunidades carentes por meio de esporte, cultura, qualificação profissional e renda.

A comandantes de empresas que atuam especificamente no programa Minha Casa Minha Vida, ele salienta que a geração de seus pais e também a sua continuam a sonhar com a posse de uma moradia. "Somos ensinados que sucesso significa ter a casa própria e um carro. Além disso, a vida na favela não é boa sob o ponto de vista de infraestrutura. Todos gostariam de ter uma habitação mais digna, cuja prestação coubesse no bolso." E lembra: "há 14 milhões de pessoas vivendo em favelas – uma população superior à de muitos países da Europa". 

Recursos financeiros, qualificação profissional e emprego

Um dos principais investidores da Gerando Falcões é hoje o empresário Elie Horn, fundador da Cyrela e grande filantropo, tendo sido o primeiro brasileiro a aderir ao The Giving Pledge, programa que reúne bilionários dispostos a doar parte de sua fortuna para causas sociais. "Além da questão financeira, ele apoia a organização com inteligência, visão. Agrega muito, especialmente com seu tempo. Foi à favela conhecer os programas in loco e é uma grande inspiração para nós, sobretudo no tema de expansão, por sua coragem, sua ousadia e sua vontade de mudar o Brasil com extrema urgência, algo contagiante", conta Edu Lyra.



O CEO da Gerando Falcões destaca que há várias formas de o setor privado contribuir com iniciativas impulsionadoras de transformação social – entre elas, via recursos financeiros (com possibilidade de abatimento de imposto de renda), voluntariado, qualificação profissional e criação de postos de trabalho. "O ramo da construção é especialmente atrativo até por conta da atração de empregos e da qualificação profissional para um público que precisa muito ser profissionalizado e ter acesso a trabalho e renda."

Relação ganha-ganha

A experiência, até aqui, mostra que, em iniciativas que objetivam transformação social, tendem a ganhar os dois lados: a comunidade-alvo e as organizações e pessoas que atuam em seu benefício. Para uma companhia, "ter essa relação com programas de redução da desigualdade é a oportunidade de promover um compartilhamento genuíno de propósito que vai além de transferir dinheiro no final do mês. Trata-se de levar propósito para dentro da empresa e fazer com que isso seja um elemento catalisador de energia, sonho e engajamento", defende Lyra.

Ele relata receber feedbacks positivos das companhias apoiadoras. No caso da Ambev, na qual a Gerando Falcões se inspirou para implementar um sistema de gestão arrojado, com processos, indicadores de performance e práticas de governança, de modo a impulsionar resultados, o maior ganho corporativo estaria na ampliação do engajamento dos colaboradores envolvidos. "A Ambev sempre diz que [o trabalho com o Gerando Falcões] ajudou a aumentar o engajamento da empresa, o propósito, o senso de pertencimento e a autorrealização pela contribuição."

Para Edu Lyra, "toda a sociedade tem que se engajar e as companhias, por serem líderes, entenderam que precisam ser exemplo e 'puxar a fila'". 
 

Brazil GRI 2019

Brazil GRI 2019

Os grandes temas que movem o empresariado e os investidores do setor imobiliário no País estarão na pauta do Brazil GRI 2019. O evento acontece em novembro em São Paulo. Veja como será a programação e se inscreva.