Crédito: Pixabay
Português

Edu Lyra: visitar favela permite 'enxurrada de insights'

3 MIN READJuly 16, 2019

Visitar uma favela. Essa é a principal recomendação de Edu Lyra, CEO da organização social Gerando Falcões, a empresários do setor imobiliário tanto para estarem mais aptos a contribuir para transformações sociais quanto para entenderem como é a vida real desse estrato da população e suas demandas – inclusive por imóveis.

"Ir à favela permitirá uma enxurrada de insights", afirma ele, que participou de jantar que abriu a programação do GRI Residencial Brasil 2019. Nascido em uma favela e com um pai que acabou se envolvendo com o crime, o próprio Lyra se tornou um exemplo de superação e é hoje um dos empreendedores sociais mais admirados do País. Lidera a Gerando Falcões, que apoia famílias de comunidades carentes por meio de esporte, cultura, qualificação profissional e renda.

A comandantes de empresas que atuam especificamente no programa Minha Casa Minha Vida, ele salienta que a geração de seus pais e também a sua continuam a sonhar com a posse de uma moradia. "Somos ensinados que sucesso significa ter a casa própria e um carro. Além disso, a vida na favela não é boa sob o ponto de vista de infraestrutura. Todos gostariam de ter uma habitação mais digna, cuja prestação coubesse no bolso." E lembra: "há 14 milhões de pessoas vivendo em favelas – uma população superior à de muitos países da Europa". 

Recursos financeiros, qualificação profissional e emprego

Um dos principais investidores da Gerando Falcões é hoje o empresário Elie Horn, fundador da Cyrela e grande filantropo, tendo sido o primeiro brasileiro a aderir ao The Giving Pledge, programa que reúne bilionários dispostos a doar parte de sua fortuna para causas sociais. "Além da questão financeira, ele apoia a organização com inteligência, visão. Agrega muito, especialmente com seu tempo. Foi à favela conhecer os programas in loco e é uma grande inspiração para nós, sobretudo no tema de expansão, por sua coragem, sua ousadia e sua vontade de mudar o Brasil com extrema urgência, algo contagiante", conta Edu Lyra.



O CEO da Gerando Falcões destaca que há várias formas de o setor privado contribuir com iniciativas impulsionadoras de transformação social – entre elas, via recursos financeiros (com possibilidade de abatimento de imposto de renda), voluntariado, qualificação profissional e criação de postos de trabalho. "O ramo da construção é especialmente atrativo até por conta da atração de empregos e da qualificação profissional para um público que precisa muito ser profissionalizado e ter acesso a trabalho e renda."

Relação ganha-ganha

A experiência, até aqui, mostra que, em iniciativas que objetivam transformação social, tendem a ganhar os dois lados: a comunidade-alvo e as organizações e pessoas que atuam em seu benefício. Para uma companhia, "ter essa relação com programas de redução da desigualdade é a oportunidade de promover um compartilhamento genuíno de propósito que vai além de transferir dinheiro no final do mês. Trata-se de levar propósito para dentro da empresa e fazer com que isso seja um elemento catalisador de energia, sonho e engajamento", defende Lyra.

Ele relata receber feedbacks positivos das companhias apoiadoras. No caso da Ambev, na qual a Gerando Falcões se inspirou para implementar um sistema de gestão arrojado, com processos, indicadores de performance e práticas de governança, de modo a impulsionar resultados, o maior ganho corporativo estaria na ampliação do engajamento dos colaboradores envolvidos. "A Ambev sempre diz que [o trabalho com o Gerando Falcões] ajudou a aumentar o engajamento da empresa, o propósito, o senso de pertencimento e a autorrealização pela contribuição."

Para Edu Lyra, "toda a sociedade tem que se engajar e as companhias, por serem líderes, entenderam que precisam ser exemplo e 'puxar a fila'". 
 

Brazil GRI 2019

Brazil GRI 2019

Os grandes temas que movem o empresariado e os investidores do setor imobiliário no País estarão na pauta do Brazil GRI 2019. O evento acontece em novembro em São Paulo. Veja como será a programação e se inscreva.
Related News
←  SHARE
Real Estate
GRI
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message