Downsizing é nova realidade em residenciais de alto padrão

Entre outras razões, metragens menores visam atender demanda de públicos específicos ou de um cliente em várias fases.

22 de julho de 2019Mercado Imobiliário

O segmento imobiliário residencial de alto padrão – e mesmo o de altíssimo padrão – vive hoje uma nova realidade de oferta de unidades com metragens bem menores do que se observava anos atrás. A explicação para esse movimento conhecido como downsizing está principalmente no atendimento à demanda de públicos específicos ou de um mesmo cliente em suas diferentes fases de vida. 

Entre esses públicos, estão solteiros – incluindo a geração millennial –, separados e pessoas abastadas residentes em outras localidades que buscam contar com uma moradia adicional em grandes centros urbanos, notadamente em São Paulo. Esse foi um dos temas discutidos durante o GRI Residencial Brasil 2019.

Podem ser encontrados no mercado apartamentos de alto padrão com áreas diminutas, por exemplo, de 50 metros quadrados. E, no lugar dos 600 a 700 metros quadrados que reinavam em outros tempos no altíssimo padrão, agora é mais comum observar a oferta de imóveis novos entre 400 a 500 metros quadrados. 

Se a diminuição de tamanho é novidade, por outro lado, o cliente desse tipo de produto, no geral, se mantém conservador em relação à valorização de pontos como localização privilegiada, associação a grifes e branding, e adoção de projetos arquitetônicos diferenciados. Da mesma forma, há resistência em aceitar alguns aspectos já razoavelmente disseminados no exterior, tais como uso de drywall e e de banheiros sem iluminação natural.
 

Brazil GRI 2019

Brazil GRI 2019

As tendências e os desafios do setor residencial e dos mais variados segmentos imobiliários estarão em debate no Brazil GRI 2019, que acontece em 12 e 13 de novembro em São Paulo. Saiba tudo sobre o evento que, pelo décimo ano consecutivo, vai reunir os principais nomes do mercado atuantes no País.