Desestatização de bens da União é tema de encontro do GRI

Para o club meeting, o GRI Club Real Estate convidou Fernando Bispo, titular de secretaria do Ministério da Economia.

15 de maio de 2019Mercado Imobiliário

 O GRI Club Real Estate realizou nesta terça-feira (14 de maio) um club meeting dedicado a analisar a atuação da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SCGPU) do Ministério da Economia, e a debater o futuro dos imóveis públicos. Estima-se que o governo federal possua hoje mais de 700 mil bens imobiliários sem destinação. Atualmente, todos os imóveis da União somam mais de R$ 1,1 trilhão.

Participaram do encontro como convidados especiais o novo secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União/Ministério da Economia (SCGPU/ME), Fernando Anton Basus Bispo, e os responsáveis pelos departamentos de Caracterização e Incorporação do Patrimônio e Gestão de Receitas Patrimoniais, Hamilton Valente e Rodrigo Brandão, respectivamente. A moderação foi realizada por Raphael Espírito Santo, sócio do Veirano Advogados.

Nesta, que a primeira reunião da SCGPU/ME com players de real estate, o principal objetivo da secretaria era informar aos empresários e investidores do setor que há oportunidades para aquisição e colher insumos para estimular a modernização do marco regulatório – de modo a permitir destinações aos mais variados bens, como os chamados imóveis estressados, aqueles que não estão aptos à venda. Os gestores públicos também aproveitaram a ocasião para abordar suas carreiras, todas ligadas à iniciativa privada, e, especificamente, ao mercado imobiliário.

Na agenda do encontro, estiveram ainda a estratégia adotada pela atual gestão de patrimônio, desafios enfrentados e sugestões do mercado para uma melhor destinação dos ativos. O GRI Club Real Estate irá ainda elaborar um white paper englobando o tema.

Estiveram presentes mais de 40 executivos da indústria imobiliária, como Gastão Valente (GIC), Adriano Mantesso (Ivanhoé Cambridge), Caimi Reis (Brookfield Financial), Marcelo Hannud (XP Asset Management), Marcelo Fedak (Blue Macaw) e Gustavo Alvares (Lone Star Funds).

O plano de desestatização federal já havia sido iniciado na gestão anterior. À época, o então secretário Sidrack de Oliveira (Patrimônio da União, pasta que era integrada ao antigo Ministério do Planejamento e que foi reestruturada e incorporada pelo governo Jair Bolsonaro ao ME) conversou com a equipe de reportagem da GRI Magazine Real Estate sobre o processo, que envolvia a criação de fundo de investimento imobiliário (FII) público.

  

GRI Industrial & Logística Brasil 2019

Na próxima semana, players do mercado imobiliário voltam a se reunir em mais um evento do GRI Club. A 5ª edição do GRI Industrial & Logística Brasil acontece na terça-feira (21 de maio) em São Paulo.

A conferência reunirá os principais tomadores de decisão do setor, incluindo investidores, proprietários, operadores de galpões logísticos, locatários e desenvolvedores, em um ambiente propício para networking. Saiba mais.