Foto: Flávio Guarnieri
Português

Desestatização de bens da União é tema de encontro do GRI

1 MIN READMay 15, 2019

 O GRI Club Real Estate realizou nesta terça-feira (14 de maio) um club meeting dedicado a analisar a atuação da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SCGPU) do Ministério da Economia, e a debater o futuro dos imóveis públicos. Estima-se que o governo federal possua hoje mais de 700 mil bens imobiliários sem destinação. Atualmente, todos os imóveis da União somam mais de R$ 1,1 trilhão.

Participaram do encontro como convidados especiais o novo secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União/Ministério da Economia (SCGPU/ME), Fernando Anton Basus Bispo, e os responsáveis pelos departamentos de Caracterização e Incorporação do Patrimônio e Gestão de Receitas Patrimoniais, Hamilton Valente e Rodrigo Brandão, respectivamente. A moderação foi realizada por Raphael Espírito Santo, sócio do Veirano Advogados.

Nesta, que a primeira reunião da SCGPU/ME com players de real estate, o principal objetivo da secretaria era informar aos empresários e investidores do setor que há oportunidades para aquisição e colher insumos para estimular a modernização do marco regulatório – de modo a permitir destinações aos mais variados bens, como os chamados imóveis estressados, aqueles que não estão aptos à venda. Os gestores públicos também aproveitaram a ocasião para abordar suas carreiras, todas ligadas à iniciativa privada, e, especificamente, ao mercado imobiliário.

Na agenda do encontro, estiveram ainda a estratégia adotada pela atual gestão de patrimônio, desafios enfrentados e sugestões do mercado para uma melhor destinação dos ativos. O GRI Club Real Estate irá ainda elaborar um white paper englobando o tema.

Estiveram presentes mais de 40 executivos da indústria imobiliária, como Gastão Valente (GIC), Adriano Mantesso (Ivanhoé Cambridge), Caimi Reis (Brookfield Financial), Marcelo Hannud (XP Asset Management), Marcelo Fedak (Blue Macaw) e Gustavo Alvares (Lone Star Funds).

O plano de desestatização federal já havia sido iniciado na gestão anterior. À época, o então secretário Sidrack de Oliveira (Patrimônio da União, pasta que era integrada ao antigo Ministério do Planejamento e que foi reestruturada e incorporada pelo governo Jair Bolsonaro ao ME) conversou com a equipe de reportagem da GRI Magazine Real Estate sobre o processo, que envolvia a criação de fundo de investimento imobiliário (FII) público.

  

GRI Industrial & Logística Brasil 2019

Na próxima semana, players do mercado imobiliário voltam a se reunir em mais um evento do GRI Club. A 5ª edição do GRI Industrial & Logística Brasil acontece na terça-feira (21 de maio) em São Paulo.

A conferência reunirá os principais tomadores de decisão do setor, incluindo investidores, proprietários, operadores de galpões logísticos, locatários e desenvolvedores, em um ambiente propício para networking. Saiba mais.

 
 
Related News
←  SHARE
Real Estate
GRI
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message