Conheça cases inovadores do segmento de escritórios

Setor se reconfigura com inovação tecnológica, prédio inteligente e arquitetura para compartilhamento e uso de dados.

25 de março de 2019Mercado Imobiliário

Mais do que simplesmente com o mundo do tijolo e do concreto, o mercado de escritórios está cada vez mais correlacionado com novas tendências, considerando um mundo interconectado e um novo perfil de usuário. Inovações tecnológicas, prédios inteligentes e arquitetura planejada para o compartilhamento e o uso inteligente de dados são elementos fundamentais da nova configuração dos espaços de trabalho e dão base a cases inspiradores, vários dos quais foram objeto de análise no GRI Escritórios Brasil 2019.

"O segmento de empreendimentos corporativos é um dos primeiros impactados pelas mudanças comportamentais da nova geração. Os millennials já constituem a atual força de trabalho e os empresários do setor precisam pensar e avançar para desenvolver projetos aos centennials também. Eles nasceram conectados, possuem características diferentes das gerações anteriores e, logo, estarão integrados nas diferentes modalidades da economia", alerta Robinson Silva, líder do GRI Club para o Mercado Imobiliário no Brasil. 

O desafio de prover soluções para esse novo público foi um principais temas abordados no evento do GRI Club, realizado no dia 14 de março no Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers.

O que já é realidade

Nesse contexto, os cerca de 130 players dessa indústria tiveram acesso a projetos já realizados por conceituadas companhias, startups e gigantes da tecnologia , como IBM e Microsoft.

O escritório de arquitetura e construção Athié Wohnrath abordou o impacto das novas gerações nos empreendimentos imobiliários. Sérgio Athié trouxe para o debate as transformações dos escritórios decorrentes do compartilhamento, movimento em larga expansão, abordado também na exposição de Tiago Alves, COO da Regus (marca do grupo IWG) para América Latina e CEO no Brasil. Um dos destaques foi a reinvenção dos imóveis corporativos para atender e reter talentos, algo essencial para as companhias ao escolher um local de trabalho. 

A It's Informov também enfocou tal cenário, com projetos de retrofit sustentáveis e novos ambientes, não considerados nas tradicionais instalações. Os exemplos trazidos por Murilo Toporcov, diretor da companhia de arquitetura e design, incluíram áreas colaborativas, jardins integrados e fachadas diferenciadas e modernas. 

O que é disruptivo

Já conhecido de outras esferas da economia, o Watson – plataforma de inteligência artificial da IBM – também marcou presença no GRI Escritórios Brasil. Frederico Egli, head de Real Estate, Estratégia e Operações, e Fernando Giglio, head do IBM Brasil Lab, discorreram sobre o novo meio ambiente e o uso de aplicações que gerem incremento da produtividade, mostrando que soluções taylor made serão uma constante dos chamados prédios inteligentes. 

A chegada da era pós-digital e a importância de estar preparado frente aos rápidos avanços e mudanças constantes de necessidades foram tópicos apontados pela Accenture. Priscila de Pinho, managing director da consultoria para os setores de gás e água, e Sidney Hori, diretor de consultoria em Tecnologia para o setor de infraestrutura na América Latina, abordaram, durante o encontro, o relatório Accenture Technology Vision, edição 2019, que cobre cinco tendências tecnológicas emergentes que destacam a habilidade das organizações para entregar realidades personalizadas aos clientes, funcionários e parceiros de negócios. 

Em uma discussão sobre o que de fato é inovador em 2019, Cacá Fernandes, diretor de Marketing do Grupo Souza Lima, explicou os diferenciais do controle de acesso inteligente, que ajuda condomínios, escritórios e empresas a aumentar o controle e a gestão dos acessos eliminando intermediários nesse processo.

O GRI Tech Club e startups participantes do clube criado pelo GRI para conectar os tomadores de decisão em real estate e em infraestrutura com as mais promissoras startups de tecnologia do mercado também estiveram no encontro, apresentando soluções disruptivas ao setor imobiliário. Para o evento foi preparada pela omni-electronica uma análise especial e personalizada com o uso da Internet das Coisas (IoT, em inglês). 

Agenda GRI Club Real Estate

O GRI Club Real Estate no Brasil tem uma longa agenda de eventos setoriais e encontros exclusivos a membros programados para 2019 a fim de discutir os temas de maior relevo ao mercado imobiliário, passando por inovações e potenciais negócios, entre outros. A agenda completa pode ser conferida no site do GRI.