Comitiva do GRI conhece Hudson Yards, megacomplexo de NY

Visita ao empreendimento, maior desenvolvimento imobiliário privado dos EUA, ocorreu em 26 de março, na GRI Week.

4 de abril de 2019Mercado Imobiliário

Considerado o maior desenvolvimento imobiliário privado dos Estados Unidos, o Hudson Yards foi um dos projetos visitados pela comitiva do GRI Club Real Estate durante a GRI New York Week 2019, realizada na última semana, antes do início do Latin America GRI 2019.

O empreendimento – que teve sua primeira etapa inaugurada oficialmente em 15 de março – localiza-se em Midtown Manhattan e é um desenvolvimento de Related Companies e do Oxford Properties Group. O investimento foi de US$ 25 bilhões.

"Ficamos felizes em poder levar os participantes da semana de benchmarking do GRI Club para conhecer um dos projetos mais ambiciosos dos últimos tempos, dias após a inauguração. Outro grande diferencial da GRI New York Week foi a possibilidade de conhecer o escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox (KPF), um dos responsáveis pelo master plan do Hudson Yards e que apresentou os principais detalhes da construção", conta Robinson Silva, líder do GRI Club para o Mercado Imobiliário no Brasil, que acompanhou o grupo.

O complexo Hudson Yards é um bairro planejado de 113.000 metros quadrados, composto por torres residenciais, escritórios, praças, jardins, shopping centers e restaurantes, e  ambiciona transformar a região de Manhattan. A segunda fase tem conclusão prevista para 2024.

De acordo com nota oficial, o projeto visa ser "um modelo para a experiência urbana do século XXI. O Hudson Yards é uma mistura sem precedentes de edifícios, parques, serviços e espaços públicos, combinados para formar uma vizinhança conectada, responsiva, limpa, confiável e eficiente."
 

Arquitetura ambiciosa

Entre os destaques da primeira fase, está The Vessel, uma escultura concebida pelo arquiteto Thomas Heatherwick, com estrutura de concreto e 154 lances de escadas projetadas em círculos, atingindo uma altura de 46 metros.

Além da KPF – que também assinou o Faria Lima Plaza, empreendimento da VR Investimentos e da Hemisfério Sul Investimentos (HSI), em construção no Largo da Batata, na capital paulista – e do Heatherwick Studio, o design é assinado por reconhecidos designers e escritórios de arquitetura, incluindo Diller Scofidio + Renfro; Elkus Manfredi Architects; Foster + Partners; Nelson Byrd Woltz Landscape Architects; Rockwell Group; e Skidmore e Owings & Merrill.
 

Inovação e sustentabilidade

Planejado como o primeiro bairro certificado Leed, o Hudson Yards possui tecnologia microgrid (micro-redes) e duas usinas de cogeração, o que permitirá evitar, anualmente, a emissão de 24.000 toneladas de CO2 por meio de geração de eletricidade e água quente ou fria para a vizinhança, com mais eficiência do que via fontes convencionais. Outro diferencial voltado à sustentabilidade é o reúso da água da chuva, coletada dos telhados e das praças, filtrada e reutilizada em sistemas mecânicos e de irrigação.

"Nossa ambição para o Hudson Yards era criar um ótimo bairro, com experiências e oportunidades para todos. Estou confiante de que conseguimos isso com ótimos espaços públicos, de compras e expressões gastronômicas em todos os espectros, atrações culturais, diversas oportunidades residenciais, sustentabilidade e resiliência de ponta”, apontou na abertura Stephen M. Ross, chairman da Related Companies, de acordo com a publicação oficial do complexo.
 

Agenda do GRI Club Real Estate

Ao longo de todo o ano, a programação do GRI Club Real Estate continua intensa, com club meetings e conferências voltados a discussões dos mais relevantes temas ao setor imobiliário do Brasil e da América Latina. Para participar das próximas atividades, confira o calendário de 2019.