Certificação Minergie chega ao Brasil

Em parceria com o Consulado-Geral da Suíça em São Paulo, EBP busca implementar chancela no país

1 de julho de 2022Mercado Imobiliário
Membros do GRI Club se reuniram na sede da EBP Brasil, em São Paulo, no dia 23 de junho, para um debate sobre a implementação da certificação Minergie no país. Criada na Suíça pela iniciativa privada, na década de 1990, a chancela Minergie tem apoio do governo local e hoje está presente em 25% das novas construções suíças, totalizando mais de 50 mil edifícios certificados. 

Países como Chile e México já incorporaram a certificação aos seus respectivos mercados. Por não se tratar de uma regulação estatal, ela é mais flexível conforme a realidade de cada região. O processo é relativamente simples, mas pode ser sofisticado ao longo do tempo, tornando-o mais ágil e menos custoso em relação a outras chancelas de sustentabilidade. 

Membership PT

A Minergie tanto é aplicável à construção quanto à operação dos empreendimentos, constituindo-se em três etapas principais: envio do projeto, acompanhamento da obra e da operação para comprovação do atendimento aos critérios e, finalmente, obtenção do certificado. 

Em parceria com o Consulado-Geral da Suíça em São Paulo, a EBP Brasil quer entender as demandas do mercado imobiliário residencial e corporativo para adequar a certificação Minergie e inseri-la no país. A reunião realizada no último dia 23 foi um primeiro passo neste sentido, com a presença de executivos seniores da EBP e do Cônsul-Geral da Suíça, Pierre Hagmann. 

CONFIRA AQUI O WHITE PAPER DO CLUB MEETING

Conheça mais sobre o GRI Club


Por Henrique Cisman